Percepção Ambiental e Climática de Alunos de Escolas Públicas de Itajubá – MG
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.149132Palabras clave:
Ensino Fundamental, Crianças, Topofilia, TopofobiaResumen
A percepção é o processo no qual o indivíduo assimila os estímulos externos, os internaliza por meio do processo cognitivo e a eles atribui significado. Nesse sentido, a percepção ambiental e climática pode ser compreendida como a forma pela qual os indivíduos entendem os fenômenos naturais que se manifestam no seu cotidiano. O objetivo do presente estudo é conhecer a percepção ambiental e climática de estudantes de escolas públicas municipais de Itajubá-MG. Foram selecionadas quatro escolas, duas localizadas na área rural e duas localizadas na área urbana do município. Adotou-se uma estratégia metodológica quantiqualitativa, com aplicação de questionários e observação dos estudantes ao longo do ano de 2016. As análises apontaram que os estudantes não se reconhecem como integrantes do sistema atmosférico e que os estudantes inseridos no meio rural não demonstraram possuir uma percepção ambiental e climática diferenciada dos estudantes de escolas urbanas, no que se refere a descrição de elementos do meio natural e atmosférico.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).