O Papel das Infraestruturas Ferroviárias nas Mudanças de Uso e Cobertura do Solo no MATOPIBA
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v38i1.149574Palabras clave:
Modelagem, LUCC, Soja, Ferrovia, SIG, GeoprocessamentoResumen
As mudanças do uso e cobertura do solo afetam e são resultantes de complexos processos naturais e socioeconômicos. A infraestrutura rodoviária exerce grande influência nessa dinâmica, contudo o papel das ferrovias nesse processo tem sido pouco debatido. No Brasil, a expansão da agropecuária nas últimas décadas tem demandado investimentos em transporte. Isso inclui o planejamento e construção de ferrovias na região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MATOPIBA), uma das áreas com maior crescimento e expansão da produção agropecuária. Considerando este contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma modelagem espacialmente explícita explorando as associações entre a infraestrutura ferroviária (trilhos, pátios ferroviários e terminais intermodais) e a dinâmica de uso e cobertura do solo em uma área de 650.682 km² no MATOPIBA. O modelo espacialmente explícito desenvolvido para o período 2000-2012 utilizou o método bayesiano dos pesos de evidência para explorar quais os determinantes espaciais das transições entre classes de cobertura do solo e o papel das infraestruturas ferroviárias de transporte nessas mudanças. Os resultados da modelagem forneceram subsídios para conhecer as variáveis e explicar as transições de uso e cobertura do solo no período investigado, também como compilar cenários preditivos do uso e cobertura do solo para as próximas décadas. A modelagem mostrou uma tendência no aumento das áreas destinadas para a produção agropecuária em detrimento das áreas com vegetação nativa . Os resultados também mostraram que as infraestruturas ferroviárias poderão alterar a configuração espacial na região, atraindo a produção agropecuária para os pontos nodais das novas infraestruturas.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).