Dinâmica do Uso e Ocupação da Terra em Área de Expansão da Fronteira Agrícola no Baixo Curso do Rio Palmeiras, Estado do Tocantins

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.154044

Palabras clave:

Cartografia Temática, Alterações Ambientais, Bacia Hidrográfica, Carste, Cerrado

Resumen

O sistema socioeconômico impõe alterações à dinâmica do uso da terra. Assim, esse trabalho possui como objetivo analisar a dinâmica do uso e cobertura da terra, ao longo de 49 anos (1968-2017), no setor Sul da bacia hidrográfica do rio Palmeiras (TO), destacando elementos do sistema socioeconômico e suas relações com processos de alterações sobre a hidrografia e o relevo desenvolvido sobre litologias calcárias. O setor do baixo curso da bacia hidrográfica do rio Palmeiras foi selecionado como fragmento representativo das alterações ambientais regionais. Para a área foram realizados mapeamentos de uso e cobertura da terra (1968 e 2017) e geomorfológico (1968), ambos na escala 1:25.000, além de trabalhos de campo. Os resultados permitiram constatar alterações na hidrografia com a construção de represas para consumo d’água pelo gado e reservatórios para geração de energia por meio da criação de uma Pequena Central Hidrelétrica; diminuição das áreas de Cerrado, que ocupavam 77,46% da área no ano de 1968 e passou a ocupar 22,65% em 2017; além do aumento nas áreas destinadas à pastagem, que passou a ocupar 56,01% da área em 2017, face aos 0,09% ocupados em 1968, sendo que essa ocorre de forma extensiva e em alguns setores, sobre relevos cársticos, que são aos poucos descaracterizados. Assim, pretende-se contribuir com discussões acerca dos controles impostos pelo sistema socioeconômico aos sistemas físicos em áreas de expansão agropecuária na região Norte do Brasil.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Letícia Giuliana Paschoal, Universidade Federal do Tocantins

    Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Rio Claro), nos anos de 2007 e 2008, respectivamente. Mestre em Geologia Regional (2010) e Doutora em Geografia, com ênfase em Organização do Espaço (2014), ambos realizados em Programas de Pós-Graduação da UNESP, Campus de Rio Claro. Estágio de pesquisa no exterior realizado durante o Doutorado na Universidade de Coimbra, Portugal (2013). Pós-Doc em Geografia pela Universidade Federal de Tocantins (UFT/Campus Porto Nacional). Possui experiência docente com atuação nos níveis de ensino Superior, Técnico e Médio. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Física, aplicada à análise e planejamento ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia antropogênica, bacia hidrográfica, cartografia geomorfológica e sistemática, análise da dinâmica morfo-hidrográfica e geotecnologias.

  • Fernando de Morais, Universidade Federal do Tocantins

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Tocantins(2000), mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto(2003), doutorado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto(2007) e pós-doutorado pela Universidad de Zaragoza(2015). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Tocantins, Membro de corpo editorial da Interface (Porto Nacional), Revisor de periódico da Interface (Porto Nacional), Revisor de periódico da Espeleo-Tema (São Paulo), Revisor de periódico do Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Geomorfologia e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Geografia Física. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:eletrorresistividade, bacia hidrográfica, infiltração, condutividade hidráulica.

Referencias

Publicado

2019-07-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Paschoal, L. G., & de Morais, F. (2019). Dinâmica do Uso e Ocupação da Terra em Área de Expansão da Fronteira Agrícola no Baixo Curso do Rio Palmeiras, Estado do Tocantins. Revista Do Departamento De Geografia, 37, 15-29. https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.154044