Paisajes integrados de los municipios costeros de la Foz del río São Francisco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.155023Palabras clave:
Geocomplexos, Geofáceis, Dinâmica Costeira, Uso e Ocupação do SoloResumen
Os ambientes costeiros destacam-se pela complexa dinâmica condicionada pela atuação de fatores oceanográficos, hidrológicos, climáticos, geológicos e antrópicos que resulta em diferentes unidades de paisagem. Neste sentido, o trabalho objetivou classificar e analisar as unidades de paisagens considerando os geocomplexos e geofácies dos municípios de Piaçabuçu/ AL e Brejo Grande/ SE. O esboço metodológico da abordagem geossistêmica norteou a pesquisa, desenvolvida através de revisão bibliográfica, levantamento e processamento de dados cartográficos e confecção de mapas temáticos. Os processos de origem marinha, fluviomarinha e eólica, associados ao pacote sedimentar que integra as Formações Continentais Superficiais do Quaternário possibilitaram a formação de ambientes com características distintas, que integram os três (03) geocomplexos – Planície Costeira, Terraços Marinhos e Planície Fluviolagunar integrados por quatorze (14) geofácies. Nos últimos anos, a planície fluviomarinha tem apresentando algumas mudanças relacionadas ao processo de erosão marinha e atividades de carcinicultura, resultado de alterações que ocorreram na dinâmica do rio São Francisco. Quanto aos terraços marinhos, em Piaçabuçu ocorrem intercalados com depressões formadas entre os cordões litorâneos, predominando como uso o cultivo de coco-da-baía. Em Brejo Grande, os sedimentos arenosos dos terraços marinhos holocênicos têm avançado sobre a planície fluviomarinha, alterando parcialmente a vegetação do mangue. Nos ambientes que compreendem a planície fluviolagunar dos municípios verifica-se alterações nos aspectos pertinentes ao uso e ocupação do solo. Assim, a partir do mapeamento com imagens de satélites dos anos de 1984 e 2017, foi possível concluir que a atuação dos processos naturais associados à ação antrópica estão proporcionando reajustes no equilíbrio dinâmico da paisagem.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).