Sistema de Informação Geográfica para o Turista Deficiente: Análise de Publicações e Tecnologias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.156706

Palabras clave:

Turismo Acessível; Acessibilidade; Mobilidade; SIG

Resumen

O turismo acessível permite que as pessoas com deficiência atuem de forma independente e com dignidade em ambientes turísticos. Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) permite a orientação do turista, fornecendo mapas digitais navegáveis, possibilitando a pesquisa e busca de informações de locais turísticos, bem como o conhecimento prévio da acessibilidade destes locais. A partir deste contexto, o artigo tem por objetivo apresentar uma análise de artigos científicos relacionados ao SIG para o turista deficiente e um levantamento de aplicativos existentes que ofereçam tal serviço. A pesquisa traz duas contribuições para este cenário: a primeira contribuição é a análise de como está sendo tratado o tema em relação à publicação de artigos científicos descrevendo as características dos trabalhos; a segunda contribuição é o levantamento de aplicativos existentes que podem auxiliar as pessoas com deficiência no turismo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcos Roque da Rosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Mestrando em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Especialização em Engenharia de Software e Banco de Dados. Universidade Estadual de Londrina, UEL. Graduação em Tecnologia em Informática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Atua como servidor público federal, cargo de Técnico de Tecnologia da Informação. Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA.

  • Eliane Nascimento Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
    Vínculo institucional: Atua como professora titular na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu/PR.

  • Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutorado em Educação. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
    Vínculo institucional: Atua como professora Adjunto - TIDE na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu/PR.

Referencias

Publicado

2019-07-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Rosa, M. R. da, Pereira, E. N., & Bezerra, R. C. (2019). Sistema de Informação Geográfica para o Turista Deficiente: Análise de Publicações e Tecnologias. Revista Do Departamento De Geografia, 37, 58-69. https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.156706