Sistema de Informação Geográfica para o Turista Deficiente: Análise de Publicações e Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.156706Palabras clave:
Turismo Acessível; Acessibilidade; Mobilidade; SIGResumen
O turismo acessível permite que as pessoas com deficiência atuem de forma independente e com dignidade em ambientes turísticos. Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) permite a orientação do turista, fornecendo mapas digitais navegáveis, possibilitando a pesquisa e busca de informações de locais turísticos, bem como o conhecimento prévio da acessibilidade destes locais. A partir deste contexto, o artigo tem por objetivo apresentar uma análise de artigos científicos relacionados ao SIG para o turista deficiente e um levantamento de aplicativos existentes que ofereçam tal serviço. A pesquisa traz duas contribuições para este cenário: a primeira contribuição é a análise de como está sendo tratado o tema em relação à publicação de artigos científicos descrevendo as características dos trabalhos; a segunda contribuição é o levantamento de aplicativos existentes que podem auxiliar as pessoas com deficiência no turismo.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).