Índice de Controle Ambiental das Unidades de Conservação do Maranhão

Autores

  • Yata Anderson Gonzaga Masullo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos -IMESC
  • Helen da Costa Gurgel Universidade de Brasília - UNB
  • Anne-Elizabeth Laques Institut de recherche pour le développement - IRD
  • Dionatan Silva Carvalho Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos -IMESC
  • Claudio Eduardo de Castro Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v36i0.139602

Palavras-chave:

Indicadores, Análise Multicritérios, AHP, SIG, Áreas protegidas

Resumo

O presente estudo objetiva expor o desenvolvimento do Índice de Controle Ambiental – ICA das Unidades de Conservação do Maranhão, a partir da mensuração de indicadores ambientais e institucionais. Busca-se dessa forma, representar a influência da dinâmica territorial sobre a efetividade das 11 UCs do Maranhão. Metodologias como esta tornam-se cada vez mais indispensável, em um cenário de institucionalização de área protegidas e efetivação de parques outrora somente existentes em papel. Avança-se nesse contexto, a partir da proposição e desenvolvimento de métodos capazes de considerar as complexidades envolvida na questão, como a relação entre a escala local e regional, rápida aplicação, alta capacidade de reprodução e baixa subjetividade. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o método de análise multicritério conhecido como Analytic Hierarchy Process (AHP), alicerçados por técnicas ligados ao Sistema de Informação Geográfico – SIGs. Desse modo foi possível identificar que entre as UCs em análise, 18% possuem nível insatisfatório de efetividade, enquanto que outros 18% possuem grau pouco satisfatório, 54% possui nível medianamente e 18% nível reconhecido como satisfatório. A consolidação desta metodologia traz consigo contribuições aplicadas a otimização do planejamento, implantação e gestão das Unidades de Conservação do Maranhão, bem como em outros estados, a partir deste estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yata Anderson Gonzaga Masullo, Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos -IMESC

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2010), Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2013), Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília - UNB. Atualmente é Assessor Especial da Secretaria Adjunta de Assuntos Metropolitanos - SAAM, Pesquisador do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos - IMESC, Consultor da Empresa Ambiental Gestão de Projetos e auxiliar de pesquisa do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde - LAGAS/UnB.

Referências

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Masullo, Y. A. G., Gurgel, H. da C., Laques, A.-E., Carvalho, D. S., & Castro, C. E. de. (2018). Índice de Controle Ambiental das Unidades de Conservação do Maranhão. Revista Do Departamento De Geografia, 36, 104-116. https://doi.org/10.11606/rdg.v36i0.139602