Técnicas Geomorfométricas Para a Identificação de Padrões de Relevo: Aplicação nas Cartas Curitiba e Cerro Azul, Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v36i0.144285Palavras-chave:
Mapeamento morfológico do relevo, Análise digital do relevo, Modelo Digital de Elevação, Atributos TopográficosResumo
A representação da morfologia do relevo é um dos aspectos que constituem a cartografia geomorfológica (juntamente com as representações dos processos, gênese e dos materiais constituintes do relevo). Fazendo uso desse recurso, o objetivo do trabalho é empregar técnicas geomorfométricas para a identificação de padrões de relevo na escala 1:100.000, no Primeiro Planalto Paranaense, numa porção que compreende as cartas Curitiba (MI 2842) e Cerro Azul (MI 2826). Para isto foi gerado o Modelo Digital de Elevação (MDE), do qual foram obtidos quatro atributos topográficos: declividade, Índice de Posição Topográfica (IPT), amplitude altimétrica e média da declividade. A declividade foi calculada utilizando uma janela móvel 3x3 células, e os demais atributos a partir de raios circulares, cuja dimensão foi obtida pela moda do comprimento das vertentes, variando conforme as características das subunidades morfoesculturais presentes na área. Os atributos foram discretizados segundo parâmetros determinísticos, por meio do auxílio da campanha de trabalhos de campo que identificou os padrões de relevo. A declividade e o IPT foram combinados por álgebra de mapas, identificando as planícies fluviais. A amplitude altimétrica e a média da declividade foram combinadas para a identificação das colinas suaves, morrotes, morros ondulados, morros fortemente ondulados e morros elevados. Estes padrões de relevo foram caracterizados morfometricamente, além de serem relacionados com os aspectos geológicos, possibilitando a discussão acerca da gênese. Quanto à técnica empregada, esta mostrou-se aplicável à identificação dos padrões de relevo, apresentando resultados concordantes com as observações de campo, além de avançar quanto a otimização e o processo de delimitação dos padrões de relevo quando comparado as técnicas tradicionais.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).