Zoneamento de Risco de Incêndio e Queimadas na Cidade de Sorocaba – São Paulo

Autores

  • Elfany Reis do Nascimento Lopes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.
  • Amanda Pereira Patrício Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.
  • João Felipe Peruchi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.
  • Roberto Wagner Lourenço Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v36i0.148048

Palavras-chave:

Fogo, Prevenção, Planejamento Ambiental, Zonas de manejo.

Resumo

Houve diversas modificações na superfície terrestre devido à apropriação do homem na natureza como maneira de desenvolvimento social e econômico, predispondo as cidades a maior risco de ocorrência de incêndios e queimadas. O trabalho teve como intuito elaborar elaborar uma proposta de zoneamento de risco a incêndio e queimadas, baseado em características físicas, antrópicas e dados de focos de incêndio da cidade de Sorocaba-SP, utilizando geoprocessamento em ambiente SIG. Foi realizado o mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal utilizando imagem SPOT-5 e RapidEye por meio da classificação supervisionada e interpretação visual. Foram determinados pesos de importância para a declividade, hidrografia e malha viária segundo a risco para incêndio e queimadas. O zoneamento foi obtido pela média ponderada dos mapas temáticos dos parâmetros. Realizou-se o levantamento dos focos de incêndio e queimadas e procedeu-se a sua relação com o zoneamento de risco produzido. Um total de 93% da cidade é classificada com risco alto a extremo, revelando a predisposição da cidade para a ocorrência de incêndios e queimadas de origem natural ou antrópica. 74 focos de incêndio ocorreram entre 2017 e 2018, sendo enquadradas nas zonas de risco muito alto (39%), alto (35,36%) e extremo (19,5%).  A proposta de zoneamento é condizente com a realidade natural e socioeconômica da cidade, sendo um caminho para o monitoramento ambiental da cidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elfany Reis do Nascimento Lopes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.
    Doutor em Ciências Ambientais. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambeinte. Biólogo. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba /Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental.
  • Amanda Pereira Patrício Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.
  • João Felipe Peruchi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.
  • Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.

Referências

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lopes, E. R. do N., Silva, A. P. P., Peruchi, J. F., & Lourenço, R. W. (2018). Zoneamento de Risco de Incêndio e Queimadas na Cidade de Sorocaba – São Paulo. Revista Do Departamento De Geografia, 36, 117-129. https://doi.org/10.11606/rdg.v36i0.148048