Mudanças de Uso e Cobertura da Terra e Áreas Suscetíveis à Inundação – Estudo de Caso do Município de Duque de Caxias/RJ
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v37i0.149051Palavras-chave:
Inundação, LCM, Mudanças de Uso e Cobertura do Solo, Município de Duque de CaxiasResumo
O número de eventos de desastres naturais tem aumentado ao longo do tempo no território brasileiro e no mundo inteiro. No contexto brasileiro, há expressiva ocorrência de eventos de natureza hidrológica a exemplo das inundações, deslizamentos e secas. O presente artigo relaciona as mudanças de uso e cobertura do solo no município de Duque de Caxias, rotineiramente afetado por eventos de inundação, entre 2007 e 2016 (período dentro da vigência do segundo plano diretor municipal), com o resultado do mapeamento das áreas suscetíveis à inundação, realizado pelo CPRM (2013). As mudanças foram inferidas através do modelo Land Change Modeler (LCM), e os insumos de entrada correspondem à mapas de uso e cobertura do solo classificados supervisionadamente com o uso do algoritmo CART, na plataforma Google Earth Engine, através de imagens Landsat 5, sensor TM, bandas 4 (infravermelho próximo), 3 (vermelho) e 2 (verde), e Landsat 8, sensor OLI, Bandas 5 (infravermelho próximo), 4 (vermelho) e 3 (verde), ambas com resolução de 30m x 30m. Analisou-se as classes “urbano”, “vegetação densa”, “vegetação rasteira” e “solo exposto”. Busca-se com este trabalho identificar quais classes obtiveram maiores mudanças no período de análise, se estas tendem a ocorrer em áreas classificadas como alta suscetibilidade à inundação e a probabilidade de uma classe se tornar outra em 2026 (através da matriz de transição de Markov). No intervalo de nove anos, houve mais de 40 km² de perda de vegetação densa, mais de 60 km² de perda de vegetação rasteira e quase 60 km² de expansão da área urbana. Esta última se ampliando para locais com alta suscetibilidade à inundação.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).