Influências da Textura e Temperatura dos Solos Sobre a Regeneração do Cerrado na Estação Ecológica de Jataí – Luiz Antônio/SP-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v36i0.149301Palavras-chave:
Gestão de Áreas Degradadas, Vegetação de Cerrado, Nucleação, Germinação de SementesResumo
Diversos trabalhos destacam a importância do Cerrado como “hotspot” mundial de biodiversidade, estando entre as 27 áreas críticas de biodiversidade do Planeta e encontrando-se em contínua ameaça, sobretudo devido ao uso e ocupação indiscriminado de suas terras, principalmente pelo setor agropecuário. Diante disso, importantes políticas públicas são criadas com a finalidade de promover a conservação, recuperação e o manejo sustentável desse bioma. Porém, esses objetivos se esbarram na falta de estudos técnicos, dificultando o direcionamento adequado de verbas e ações. Assim, visando fornecer subsídios à estas, o presente trabalho objetivou mensurar oscilações diuturnas de temperatura dos solos e suas relações com a regeneração da vegetação. O estudo é de caráter exploratório, baseado em levantamento bibliográfico e experimental, a partir de coleta de amostras de solo, análises laboratoriais e medições de temperatura em campo. As atividades foram desenvolvidas em dois pontos no interior da Estação Ecológica de Jataí – SP/Brasil. Os resultados permitiram verificar maiores variações de temperatura diuturna nos primeiros 20cm do solo caracterizado por apresentar menores teores de argila. Estes dados podem indicar impactos na quebra de dormência de sementes e no desenvolvimento de raízes de pequenas mudas dificultando o processo de regeneração. Assim, as informações apresentadas podem contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de recuperação deste tipo de vegetação.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).