Geoconservação no Geossítio Trilha Ubajara-Araticum, Parque Nacional de Ubajara, Ceará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v38i1.156027

Palavras-chave:

Geodiversidade, Geopatrimônio, Inventário

Resumo

O Parque Nacional de Ubajara, localizado no noroeste do Estado do Ceará, é um mosaico natural composto por floresta pluvionebular, a principal província espeleológica do estado e o contato do Glint da Ibiapaba e a depressão sertaneja, originando feições escarpadas de grande beleza cênica. A unidade de conservação também se destaca como polo de estudos científicos socioambientais, embora sejam poucos os orientados aos elementos da geodiversidade e do patrimônio geológico, resultando no desconhecimento das potencialidades dos elementos abióticos presentes. Nesse sentido, este trabalho propôs uma estratégia de geoconservação para o geossítio Trilha Ubajara-Araticum, que se caracteriza enquanto um retrato exemplar da estratigrafia da região. Para tanto realizou-se o inventário, a avaliação quantitativa e a proposição de ferramentas de valorização e divulgação. O geossítio Trilha Ubajara-Araticum é considerado de relevância nacional em todos os critérios de uso, destacando-se como espaço passível de utilização em atividades científicas, educativas e turísticas, tanto por suas aptidões como pelo baixo risco de degradação. As medidas de valorização e divulgação, compreendidas pela confecção de painel interpretativo, cartão postal, roteiro geoturístico e livro gráfico, expressam a diversidade de abordagens ambientais que o geossítio propicia, como a litológica, a geomorfológica e a paleoambiental. As propostas também expõem o caráter aplicado dos estudos em geoconservação ao integrar conceitos relativos às temáticas da interpretação ambiental, educação ambiental e geocomunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suedio Alves Meira, Departamento de Geografia, Universidade Federal do Ceará

    Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceara (UFC), onde realiza pesquisa com foco no planejamento do Geopatrimônio do Parque Nacional de Ubajara, Ceará. Encontra-se inserido no Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento (LAGEPLAN - UFC). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como trabalho de dissertação pesquisa sobre o Patrimônio Geológico do Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com dois período sanduíche no exterior, o primeiro alocado no curso de Geografia e Planeamento da Universidade do Minho, Portugal (Bolsa Santander Luso-Brasileiro, 2012) e no segundo período alocado no curso de Geologia, também na Universidade do Minho (Bolsa Ciência sem Fronteiras, 2012-2013. Apresenta afinidade e trabalhos nas temáticas relativas ao Geopatrimônio, Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Geomorfologia, Geotecnologia e Pedologia.

Referências

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Meira, S. A., Dantas, T. B., Leite do Nascimento, M. A., & Da Silva, E. V. (2019). Geoconservação no Geossítio Trilha Ubajara-Araticum, Parque Nacional de Ubajara, Ceará, Brasil. Revista Do Departamento De Geografia, 38, 42-57. https://doi.org/10.11606/rdg.v38i1.156027