Avaliação da Fragilidade Erosiva Usando Cruzamento de Mapas com Apoio do Sistema de Informação Geográfica do Município de São Francisco de Assis/RS/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v38i1.157356Palavras-chave:
Multicriteria analysis, Erosive fragility, PlanningResumo
O presente trabalho analisa fatores que condicionam a ocorrência de incisões erosivas no município de São Francisco de Assis, localizado na região oeste do Rio Grande do Sul, na bacia do rio Ibicuí. Utilizou-se análise multicritério com apoio de SIG, para o desenvolvimento de operações de álgebra de mapas. Os mapas bases para a definição da fragilidade erosiva foram: declividade, solos, litologia e uso da terra, com pesos atribuídos a cada uma das variáveis presentes nos mapas bases. O mapeamento da fragilidade erosiva foi realizado pela operação de álgebra do mapa realizada no SIG, utilizando a ferramenta Raster Calculator. As áreas com menor fragilidade erosiva ocorrem na porção NW do município e estão relacionadas à ocorrência de vegetação arbórea natural. No município, áreas com fragilidade erosiva média ocorrem no extremo NE-E e NW, formadas por solos sobre rochas vulcânicas ou arenito com contribuição vulcânica onde predominam os usos agrícolas. A ocorrência de fragilidade erosiva muito alta está associada ao substrato de arenitos, solos friáveis e baixa cobertura do solo. O trabalho mostrou a importância da relação multicritério envolvendo atributos físicos da paisagem e o estudo do uso da terra sendo essencial em estudos de fragilidade e potencial ambiental.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).