SERRA DO GANDARELA: POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO QUADRILÁTERO FERRÍFERO-MG
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2011.0022.0009Palavras-chave:
Quadrilátero Ferrífero, Serra do Gandarela, Análise Ambiental, Unidades de ConservaçãoResumo
O Quadrilátero Ferrífero, localizado na região centro-sudeste de Minas Gerais, se destaca nacionalmente por suas riquezas naturais, e abriga em seu interior áreas de grande relevância para a preservação ambiental. Sendo assim, tendo em vista a necessidade de preservar melhor seu rico acervo natural, o presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento do patrimônio natural da Serra do Gandarela, localizada no interior do Quadrilátero Ferrífero, e avaliar seu potencial para se transformar em uma Unidade de Conservação. Diante disso, foi feito um levantamento das principais características físicas, biológicas e paisagísticas da Serra do Gandarela e seu entorno. Os resultados demonstraram, além de uma área ainda muito conservada, um ambiente com ecossistemas altamente diversificados, com existência de um forte entrelaçamento entre as variáveis físicas e biológicas, bem como uma área de grade potencialidade para realização de pesquisas científicas, práticas de educação ambiental e desenvolvimento do turismo. Assim, diante dos resultados obtidos nesta pesquisa, foi possível identificar que a Serra do Gandarela e seu entorno é uma área prioritária para a conservação no interior do Quadrilátero Ferrífero. Por fim, os resultados apontaram para a necessidade de criação de unidades de conservação na área, em especial um Parque Nacional.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).