COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E EFETIVAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA AGENDA DO BRICS

Autores

  • Sandra Regini Martini Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre/RS
  • Marina Sanches Wünsch Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i2p39-61

Palavras-chave:

Brics, Cooperação Internacional, Direito à Saúde, Fraternidade.

Resumo

O presente estudo pretende efetuar uma análise do potencial que a cooperação política entre Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul – países que compõem o Brics – tem de fomentar uma agenda pautada também na efetivação de direitos humanos. Acredita-se que a cooperação internacional seja um instrumento fraterno capaz de acelerar o processo de efetivação dos direitos humanos e que, por meio dela, seja possível não apenas buscar o desenvolvimento econômico, mas também, de fato, efetivar direitos, especialmente os direitos humanos. Nesse sentido, parte-se da ideia de que o marco da agenda de cooperação do Brics apresenta-se como uma possibilidade concreta de novas formas de cooperação internacional, pois se trata de um grupo de países distantes geograficamente, mas que visualizam na cooperação o fortalecimento das relações internacionais. Ademais, essa nova agenda de cooperação atribui um papel de destaque ao direito à saúde, representando um direito social básico para o desenvolvimento humano, que rompe fronteiras ao superar a barreira de Estados soberanos e, assim, possibilita a criação de consensos e pactos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Regini Martini, Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre/RS

    Pós-Doutora em Direito pela Università degli studi di Roma Tre; doutora em Direito no programa Evoluzione dei Sistemi Giuridici e Nuovi Diritti (Evolução do Sistema Jurídico e o Novo Direito) da Università Degli Studi di Lecce. Professora do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter) e professora-visitante no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Marina Sanches Wünsch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

    Doutoranda em Estudos Estratégicos Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora na Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (Fisul).

Downloads

Publicado

26.12.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Martini, S. R., & Wünsch, M. S. (2017). COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E EFETIVAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA AGENDA DO BRICS. Revista De Direito Sanitário, 18(2), 39-61. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i2p39-61