A judicialização do direito à saúde em uma perspectiva comparada: Brasil e Colômbia

Autores/as

  • Fernanda de Castro Nakamura Universidade Estadual Paulista . Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
  • Nathália Melazi Caobianco Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v20i1p63-85

Palabras clave:

Judicialização da Saúde, Sistema de Saúde Brasil, Sistema de Saúde Colômbia

Resumen

 O presente artigo tem como objetivo estudar, em perspectiva comparada, a judicialização da saúde no Brasil e na Colômbia. A análise comparativa justifica-se pela proximidade histórica, política e social existente entre os dois países, principalmente no que se refere à colonização e aos marcos de subdesenvolvimento, bem como pela existência de dados específicos consolidados nesses países. Dessa forma, por meio de uma revisão da literatura sobre o tema e da análise de dados nas bases governamentais de ambos os países, pontuaram-se as principais diferenças no tratamento dado à saúde e os efeitos que o controle judicial das políticas públicas tem sobre a organização política e administrativa dessas sociedades. Como conclusão, verificou-se que tanto Brasil como Colômbia padecem de uma gestão de saúde que permita incluir esse direito fundamental no projeto de desenvolvimento socioeconômico das agendas governamentais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fernanda de Castro Nakamura, Universidade Estadual Paulista . Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

    Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Franca (Unesp/Franca); mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Unesp/Franca. Advogada. São Paulo/SP, Brasil.

  • Nathália Melazi Caobianco, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

    Mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Franca (Unesp/Franca). Advogada. São Paulo/SP. Brasil.

Referencias

Publicado

11/18/2019

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

Nakamura, F. de C., & Caobianco, N. M. (2019). A judicialização do direito à saúde em uma perspectiva comparada: Brasil e Colômbia. Revista De Direito Sanitário, 20(1), 63-85. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v20i1p63-85