Alfabetizando e letrando... o despertar e a tessitura de conhecimentos nos caminhos trilhados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p107-120Palavras-chave:
alfabetização, escrita, leitura, letramentoResumo
O mundo está impregnado das mais variadas formas de linguagem, mas a linguagem oral e a escrita, meios privilegiados que usamos para nos comunicarmos, representam uma diferenciação importante em relação aos outros seres vivos. Só os seres humanos se comunicam por meio delas. Apesar das grandes diferenças sócio-culturais em sua utilização, os indivíduos delas se apropriam para interagir com o mundo e seus semelhantes. No entanto, para que a prática da leitura faça sentido, vamos lendo o mundo, como nos ensinou o mestre Paulo Freire. Aprendendo a ler, lendo. Aprendendo a escrever, escrevendo. Compreendendo e se apropriando do que é lido. Este trabalho retrata a experiência do aprender a ler e escrever com sentido para si e para o coletivo e permite uma reflexão sobre a construção e a apropriação do ensinar e aprender tendo em vista os saberes escolares (e não escolares) que se constituem nas/pelas experiências de alfabetização e letramento a partir de diferentes estratégias de leitura com crianças, jovens e adultosDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2008-02-01
Edição
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Fernandes, A. da P. (2008). Alfabetizando e letrando... o despertar e a tessitura de conhecimentos nos caminhos trilhados . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(3), 107-120. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p107-120