Para um ensino da ortografia na língua padrão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p10-34Palavras-chave:
fonologia, variabilidade, reanálise, aprendizagem, ortografiaResumo
Neste artigo¹ apresentamos uma proposta de ensino da ortografia na língua padrão, pragmaticamente orientado, com coleta, criação e teste de exercícios voltados para o domínio das normas ortográficas, no contexto da lingüística aplicada, tendo como foco o ensino produtivo de recursos para o domínio de itens críticos da língua escrita. A hipótese testada é que os usuários da língua, guiados pelo realismo psicológico, concebem a escrita como transcrição fonética ampla de sua fala, e recapitulam na escrita alguns traços do português arcaico; portanto, precisam de orientação explícita, além de prática visual e exercícios motores sistemáticos de da escrita, para superar desafios resultantes de reanálise, em casos em que não há paralelismo entre a fala e a escrita. A proposta reúne novas estratégias de utilização de narrativas, poemas e palavras cruzadas, ditados de frases, leitura e análise de histórias.Downloads
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Publicado
2008-08-01
Edição
Seção
Alfabetização de Crianças
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Votre, S. J. (2008). Para um ensino da ortografia na língua padrão . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(4), 10-34. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p10-34