Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90Palavras-chave:
educação social e afetiva, problemas de comportamento, relação professor-aluno, treino em habilidades sociaisResumo
Neste estudo apresentamos os resultados do Treino em Habilidades Sociais para professores, utilizando o Módulo I do Programa de Educação Social e Afetiva (composto por três módulos), elaborado por Trianes e Munoz (1994). O estudo teve por objetivos avaliar os efeitos desse treinamento na mudança de percepção dos professores a respeito dos alunos e deles sobre si mesmos, em relação às suas competências ou dificuldades comportamentais e emocionais. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Teacher's Report Form (TRF) e Youth Self Report (YSR), ambos de Achenbach (1991). Os resultados apontaram efeitos positivos em relação ao treinamento, bem como a aproximação entre as percepções dos professores sobre os alunos e destes sobre si mesmos após a intervenção, além de mostrar a importância de a Escola abrir um espaço em sua programação para o ensino de habilidades sociais de relacionamento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-02-01
Edição
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Silva, D. A., Aznar-Farias, M., & Silvares, E. F. de M. (2009). Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 3(5), 68-90. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90