Formação de professores à luz da história e cultura afro-brasileira e africana: nova tendência, novos desafios para uma prática reflexiva

Autores

  • Cléa Maria da Silva Ferreira Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p224-239

Palavras-chave:

formação de professores, história e cultura afrobrasileira e africana, prática reflexiva, transposição didática

Resumo

A implementação da Lei 10.639/03, que institui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, além de representar uma ação afirmativa da mais alta relevância, também trouxe à tona uma questão que há muito vem sendo discutida no que se refere à qualidade do ensino nas escolas brasileiras: a formação de professores. A situação ganha contornos mais delicados por se tratar de questões raciais. O mito da democracia racial que impera no Brasil há muitos anos precisa ser desfeito e caberá a estes profissionais essa difícil tarefa. Esta pesquisa situa-se na problemática da formação continuada de professores à luz da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, numa perspectiva de reflexão sobre seu papel na formação de professores reflexivos, e na instrumentalização destes para a construção do conhecimento prático capaz de tratar de forma pedagogicamente adequada às questões raciais no espaço escolar.

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Publicado

2009-02-01

Edição

Seção

Cultura Geral dos PALOPs

Como Citar

Ferreira, C. M. da S. (2009). Formação de professores à luz da história e cultura afro-brasileira e africana: nova tendência, novos desafios para uma prática reflexiva . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 3(5), 224-239. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p224-239