Participação dos pais e mães na realização da lição de casa no Quebec e no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i8p93-122Palavras-chave:
deveres de casa, Brasil, Quebec, envolvimento dos paisResumo
Este artigo trata das razoes que levam os pais do Quebec e do Brasil a se envolverem com os deveres de casa dos seus filhos do ensino fundamental. Os autores pretendem verificar o calor preditivo de cada um dos motivos que fazem com que os pais se envolvam nesta tarefa segundo o modelo parental de Hoover-Dempsey e Sandler (1995, 1997), a saber: da compreensão que eles têm do seu papel como pais, do sentimento de competência que eles têm nesta direção e ainda da sua percepção frente aos convites dos professores dos seus filhos. As amostras foram compostas por 250 pais do Quebec e 71, do Brasil. Quaisquer que sejam as características das famílias, os pais do Quebec se implicam, sobretudo, se eles compreendem sua responsabilidade como pais enquanto que os brasileiros participam principalmente se eles se sentem competentes para tanto. Os resultados são discutidos levando em consideração as particularidades dos contextos estudados.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-08-01
Edição
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Silva, N. da, Rousseau, M., & Deslandes, R. (2010). Participação dos pais e mães na realização da lição de casa no Quebec e no Brasil . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 4(8), 93-122. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i8p93-122