Participação dos pais e mães na realização da lição de casa no Quebec e no Brasil

Autores

  • Nilce da Silva Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Michel Rousseau Université du Québec à Rimouski
  • Rollande Deslandes Université du Québec à Trois-Rivières; Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i8p93-122

Palavras-chave:

deveres de casa, Brasil, Quebec, envolvimento dos pais

Resumo

Este artigo trata das razoes que levam os pais do Quebec e do Brasil a se envolverem com os deveres de casa dos seus filhos do ensino fundamental. Os autores pretendem verificar o calor preditivo de cada um dos motivos que fazem com que os pais se envolvam nesta tarefa segundo o modelo parental de Hoover-Dempsey e Sandler (1995, 1997), a saber: da compreensão que eles têm do seu papel como pais, do sentimento de competência que eles têm nesta direção e ainda da sua percepção frente aos convites dos professores dos seus filhos. As amostras foram compostas por 250 pais do Quebec e 71, do Brasil. Quaisquer que sejam as características das famílias, os pais do Quebec se implicam, sobretudo, se eles compreendem sua responsabilidade como pais enquanto que os brasileiros participam principalmente se eles se sentem competentes para tanto. Os resultados são discutidos levando em consideração as particularidades dos contextos estudados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Silva, N. da, Rousseau, M., & Deslandes, R. (2010). Participação dos pais e mães na realização da lição de casa no Quebec e no Brasil . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 4(8), 93-122. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i8p93-122