Os saberes docentes no processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p48-68Palavras-chave:
alfabetização, saberes docentes, aprendizagemResumo
O profissional da educação deve ter compreensão do conhecimento em suas múltiplas dimensões e ser capaz de construir seu pensamento e sua ação voltados às necessidades de seu cotidiano, rompendo com os muros da escola. Compreender desta forma a ação pedagógica é buscar outras formas de ensinar, que trabalhe com uma visão mais ampliada do mundo. Assim, o presente trabalho teve por finalidade refletir sobre o processo de ensino e de aprendizagem em duas classes de alfabetização, investigando os saberes docentes dos professores alfabetizadores, em relação ao processo de construção da escrita pela criança. Os procedimentos utilizados foram observações e entrevistas que oportunizaram um aprofundamento acerca do pensamento do docente responsável pelo processo de alfabetização. Ao concluirmos nossa pesquisa, percebemos a importância do comprometimento do professor alfabetizador com a aprendizagem do alunoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-08-01
Edição
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Tozetto, S. S. (2011). Os saberes docentes no processo de alfabetização . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(10), 48-68. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p48-68