Considerações sobre a apropriação do número e da linguagem numérica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p69-87Palavras-chave:
matemática, número, linguagem numérica, código, sentidoResumo
O presente artigo discute o número como uma forma de linguagem explicativa da realidade social contemporânea quando esta depende de informações matemáticas. Apresenta os elementos constituintes da linguagem numérica - código e sentido - e argumenta contra as concepções de número que reduzem sua compreensão aos aspectos de ordem e quantidade. Afirma que tais reducionismos limitam as possibilidades de apropriação das relações humanas quando o sentido atribuído ao número extrapola sua condição ordinal e cardinal e exprime aspectos convencionados. A hipótese central do artigo consiste em considerar o código numérico e o sentido atribuído a ele como elementos reflexivos, interdependentes, que só podem ser compreendidos levando-se em conta a função social dessa forma de linguagem e os câmbios sociais que pressupõem o uso de tal ferramenta conceitualDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-08-01
Edição
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Ventura, L. (2011). Considerações sobre a apropriação do número e da linguagem numérica . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(10), 69-87. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p69-87