Leitura e escrita: como a escola tem ensinado?

Autores

  • Ângela Helena Bona Josefi Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p181-201

Palavras-chave:

alfabetização, ensino-aprendizagem da escrita, interação

Resumo

O presente trabalho discute questões relacionadas aos assuntos frequentemente abordados pela mídia, com suposições acerca das causas do, assim chamado, fracasso no ensino da leitura e da escrita em escolas brasileiras, que acusam o Construtivismo como o vilão desse cenário, e apontam o retorno a práticas tradicionais como forma de superação do problema. O estudo realizou-se no contexto de discussões pedagógicas com professores alfabetizadores participantes de um projeto extensionista de formação continuada, e pautou-se pela busca de esclarecimentos sobre os reais motivos das dificuldades apresentadas por alunos da Educação Básica, no que se refere à leitura e à produção de textos. A investigação valeu-se de entrevistas individuais, reuniões com professores e análise de textos dos alunos, e revelou que o problema está ligado a práticas alfabetizadoras inadequadas, decorrentes de um entendimento equivocado das propostas construtivistas

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Errata

Como Citar

Josefi, Ângela H. B. (2011). Leitura e escrita: como a escola tem ensinado? . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(10), 181-201. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p181-201