Leitura e escrita: como a escola tem ensinado?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p181-201Palavras-chave:
alfabetização, ensino-aprendizagem da escrita, interaçãoResumo
O presente trabalho discute questões relacionadas aos assuntos frequentemente abordados pela mídia, com suposições acerca das causas do, assim chamado, fracasso no ensino da leitura e da escrita em escolas brasileiras, que acusam o Construtivismo como o vilão desse cenário, e apontam o retorno a práticas tradicionais como forma de superação do problema. O estudo realizou-se no contexto de discussões pedagógicas com professores alfabetizadores participantes de um projeto extensionista de formação continuada, e pautou-se pela busca de esclarecimentos sobre os reais motivos das dificuldades apresentadas por alunos da Educação Básica, no que se refere à leitura e à produção de textos. A investigação valeu-se de entrevistas individuais, reuniões com professores e análise de textos dos alunos, e revelou que o problema está ligado a práticas alfabetizadoras inadequadas, decorrentes de um entendimento equivocado das propostas construtivistasDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-08-01
Edição
Seção
Errata
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Josefi, Ângela H. B. (2011). Leitura e escrita: como a escola tem ensinado? . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(10), 181-201. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p181-201