A alfabetização no Mobral, métodos e materiais didáticos (Uberlândia/MG, 1970-1985)

Autores

  • Letícia Borges de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Sauloéber Társio de Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v7i13p12-37

Palavras-chave:

Educação no campo, Mobral, analfabetismo, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo apresenta parte da análise estabelecida na dissertação de mestrado realizada nos anos de 2009 e 2010. Estudo que investigou o processo de implantação e desenvolvimento do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) na zona rural do município de Uberlândia/MG (1970-1985). Nesse percurso, recorremos à pesquisa bibliográfica, bem como a pesquisa documental no acervo do Arquivo Público Municipal. Foram localizados e analisados parte do material didático utilizado nas salas de alfabetização do Mobral no meio rural, que foram cuidadosamente guardados por alguns ex-alunos e ex-professoras. Neste artigo, apresentamos a análise realizada das Cartilhas do Mobral utilizadas no cotidiano da prática das professoras do campo. Além disso, identificamos a ideia antagônica entre campo e cidade no material didático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos

Como Citar

Oliveira, L. B. de, & Souza, S. T. de. (2013). A alfabetização no Mobral, métodos e materiais didáticos (Uberlândia/MG, 1970-1985). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 7(13), 12-37. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v7i13p12-37