O pensamento de Emilia Ferreiro sobre alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p99-109Palavras-chave:
Alfabetização, Emilia Ferreiro, Construtivismo, História da alfabetização no Brasil, Educação no BrasilResumo
Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história da alfabetização no Brasil, analisam-se aspectos do pensamento da pesquisadora Emilia Ferreiro (1937 – ) sobre alfabetização, com ênfase em suas concepções a respeito do processo de construção do conhecimento da língua escrita, por parte de crianças, que resultam de sua pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita fundamentada na Epistemologia Genética de Jean Piaget e na Psicolinguística de Noam Chomsky e que tiveram significativa repercussão em nosso país, a partir de meados dos anos de 1980. O tema é abordado de uma perspectiva histórica, por meio da utilização de procedimentos de localização, reunião e ordenação da bibliografia disponível de e sobre Emilia Ferreiro e da análise da configuração textual do livro Psicogênese da língua escrita.Downloads
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Publicado
2014-06-29
Edição
Seção
Não definida
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Mello, M. C. de O. (2014). O pensamento de Emilia Ferreiro sobre alfabetização. Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 8(14), 99-109. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p99-109