PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa
Arquivos
Buscar
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 3 n. 5 (2009)
v. 3 n. 5 (2009)
Publicado:
2009-02-01
Apresentação
Abertura: a Revista Acolhendo a Alfabetização em Países de Língua Portuguesa a serviço dos estudos africanos e afro-brasileiros no Brasil
Dalva Godoy, Nilce da Silva
5-21
PDF
Alfabetização de Crianças
Aprender a Ler o Mundo: adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças
Olívia S. L. Leite, José B. Duarte
22-37
PDF
Educação de Jovens e Adultos
O aprendizado da língua portuguesa em tempos de modernidade líquida: algumas considerações sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de pessoas idosas no Brasil e em Moçambique
Nilce da Silva, Patrícia Claudia da Costa
38-67
PDF
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores
Dalva Alves Silva, Maria Aznar-Farias, Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
68-90
PDF
A "querela dos métodos" de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate
Maria do Rosário Longo Mortatti
91-114
PDF
Cultura Geral dos PALOPs
Fragmentos da memória: cultura e língua portuguesa em Maputo, homenagem aos irmãos moçambicanos
Nilce da Silva, Aparecida do Carmo Frigeri Berchior
156-176
PDF
PDF (Inglês)
Alguns apontamentos sobre o Acordo Ortográfico: três olhares lusófonos - Brasil, Moçambique e Portugal¹(texto redigido segundo o Acordo Ortográfico)
Nilce da Silva, Domingos Carlos Buque, Luís Miguel Cardoso, Maria de Jesus Fonseca
177-200
PDF
Alguns apontamentos sobre o Acordo Ortográfico: três olhares lusófonos - Brasil, Moçambique e Portugal
Nilce da Silva, Domingos Carlos Buque, Luís Miguel Cardoso, Maria de Jesus Fonseca
201-223
PDF
Formação de professores à luz da história e cultura afro-brasileira e africana: nova tendência, novos desafios para uma prática reflexiva
Cléa Maria da Silva Ferreira
224-239
PDF
Resenha e Entrevistas
Ficções da memória
Adelto Gonçalves
115-122
PDF
Entrevista - parte I: Para uma apropriação das experiências do projecto da Ligação Escola-comunidade e dos saberes das comunidades locais no currículo: caso da Província de Sofala, em Moçambique
Jó António Capece, Cristina Daniel Matere Tomo
123-148
PDF
Entrevista: Ernesto Muianga director nacional de alfabetização e educação de adultos
Ernesto Muianga
149-155
PDF
Relações Norte e Sul
Depoimento: Programa de Alfabetização de Adultos: o que nós podemos esperar?
Agneta Lind
240-247
PDF (Inglês)
Idioma
English
Français
Português