Call for papers “O impacto da Inteligência Artificial na democracia no Brasil”

2025-12-02

Revista de Estudios Brasileños (REB), publicação semestral editada pela Ediciones Universidad de Salamanca em colaboração com a Universidade de São Paulo, abre a chamada para submissão de artigos, entrevistas e resenhas para o seu número 27, com publicação prevista para julho de 2026.

REB constitui uma publicação acadêmica de referência, dinâmica e aberta a todas as pessoas interessadas na complexa realidade do Brasil, nas áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Ciências Jurídicas. Como plataforma especializada em estudos brasileiros, e mediante a publicação de pesquisas originais, a REB tem como objetivo promover e consolidar o debate acadêmico e científico.

Prazo de submissão: até 11 de janeiro de 2026.

Seções da revista:

  • A Seção geral admite artigos sobre o Brasil nas áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Jurídicas. Serão especialmente considerados os trabalhos que apresentem resultados de projetos de pesquisa originais.
  • A seção de Resenhas aceita textos sobre livros publicados nos dois últimos anos.
  • A seção de Entrevistas inclui diálogos com figuras relevantes da cultura e do brasilianismo internacional.

Dossiê “O impacto da Inteligência Artificial na democracia no Brasil”

O dossiê deste número será coordenado pelos doutores Rubens Beçak e Cristina Godoy Bernardo de Oliveira (USP) e terá como tema “O impacto da Inteligência Artificial na democracia no Brasil”.

O dossiê busca artigos que explorem a interseção entre as tecnologias emergentes e seus impactos sobre os sistemas jurídicos e democráticos contemporâneos. Os trabalhos devem contribuir não apenas para a identificação de problemas, mas também propor soluções inovadoras e avaliar as respostas legislativas e judiciais existentes. Convidamos acadêmicos, juristas, especialistas em tecnologia e políticas públicas a contribuir com pesquisas originais que analisem o papel da IA nas relações sociais e políticas e suas consequências para as instituições democráticas.

Linhas temáticas:

  1. Desinformação e o papel da IA – impactos na democracia.
  2. Deep fake e eleições – desafios do século XXI.
  3. Reconhecimento facial e segurança pública – riscos à democracia.
  4. Estado vigilante: profiling dos cidadãos e desafios democráticos.

 Diretrizes para autores: link

 Envio de trabalhos: reb@usal.es