AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM QUANTO À UNIDADE DE ENSINO "A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE DE TERAPIA INTENSIVA"

Autores

  • Márcia Maria Fontão Zago Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Namie Okino Sawada Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Lisete Diniz Ribas Casagrande Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/0080-6234199102500100113

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Unidade de terapia intensiva, Paciente grave, Curso de graduação em enfermagem

Resumo

Por meio de um pré-teste, foram identificados os conhecimentos prévios sobre terapia intensiva, paciente crítico e as expectativas quanto à unidade de ensino "Assistência de Enfermagem ao Paciente de Terapia Intensiva", entre os alunos do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. A análise dos dados mostrou que os conhecimentos e as expectativas dos alunos estão impregnadas de preconceitos devido a estigmas sobre os temas. O estudo, serviu de subsídio para o replanejamento da unidade de ensino, no qual foram levadas em consideração as expectativas e necessidades dos alunos para melhor aproveitamento, através de situações de aprendizagem planejadas.

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Publicado

1991-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Zago, M. M. F., Sawada, N. O., & Casagrande, L. D. R. (1991). AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM QUANTO À UNIDADE DE ENSINO "A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE DE TERAPIA INTENSIVA". Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 25(1), 113-120. https://doi.org/10.1590/0080-6234199102500100113