Implicações de um grupo de Psicoeducação no cotidiano de portadores de Transtorno Afetivo Bipolar

Autores

  • Sarita Lopes Menezes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Programa de Pós-Graduação
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100017

Palavras-chave:

Transtorno bipolar, Terapêutica, Enfermagem psiquiátrica, Saúde mental, Psicoterapia de grupo

Resumo

Há evidências crescentes de que o curso Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) pode ser modificado por abordagens psicoterápicas, tais como a Psicoeducação. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar as implicações do grupo de Psicoeducação no cotidiano dos portadores. Para tanto, optou-se pelo estudo qualitativo, do tipo Estudo de Caso. Foram incluídos doze portadores de TAB que tiveram pelo menos seis participações no Grupo de Psicoeducação desenvolvido na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, gravadas, transcritas e trabalhadas por meio da Análise Temática. Este estudo demonstrou que tal experiência grupal favoreceu a aquisição de conhecimento; a conscientização da doença e adesão ao tratamento; a realização de mudanças positivas na vida; a possibilidade de ajudar outros portadores a se beneficiarem do aprendizado construído no grupo; a descoberta de outras realidades e estratégias de enfrentamento, obtidas por meio da troca de experiências entre os participantes.

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Publicado

2012-02-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Menezes, S. L., & Souza, M. C. B. de M. e. (2012). Implicações de um grupo de Psicoeducação no cotidiano de portadores de Transtorno Afetivo Bipolar. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(1), 124-131. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100017