Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022Palavras-chave:
Enfermagem, Mercado de trabalho, Educação em enfermagem, Prática profissionalResumo
A trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho. Os objetivos deste estudo foram: apreender e analisar percepções de egressos de curso de graduação em Enfermagem de instituição privada em relação ao processo de formação, frente às condições de inserção no mercado de trabalho e às demandas vivenciadas no cotidiano profissional. O método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Os 104 egressos foram divididos em três grupos de acordo com a atuação após a graduação. A análise dos discursos possibilitou uma reflexão aprofundada dessa formação, indicando a necessidade de revisão do projeto pedagógico, destacando o ensino voltado para o desenvolvimento de competências nas quatro dimensões do processo de cuidar: gerência, assistência, educação e pesquisa.Downloads
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Publicado
2012-02-01
Edição
Seção
Artigo Original
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Como Citar
Colenci, R., & Berti, H. W. (2012). Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(1), 158-166. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100022