Avaliação do processo ensino-aprendizagem: seu significado para o aluno de ensino médio de enfermagem

Autores

  • Marcos Antonio da Eira Frias Hospital Israelita Albert Einstein; Faculdade de Enfermagem; Disciplina Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem
  • Regina Toshie Takahashi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342002000200008

Palavras-chave:

Avaliação do ensino, Educação em enfermagem, Auxiliares de enfermagem, Técnicos de enfermagem

Resumo

Este estudo, realizado com alunos de uma escola particular de enfermagem da cidade de São Paulo, objetivou compreendero significado da avaliação para o educando de nível médio. Para a coleta de dados utilizamos um instrumento contendo apergunta: "qual o significado da avaliação para você enquanto aluno de um curso de auxiliar de enfermagem"? Os discursosforam analisados, segundo o referencial de BARDIN, na modalidade análise de conteúdo. Os resultados mostram a avaliaçãopautada num conjunto de significados que convergem para as categorias ENSINO-APRENDIZAGEM, FATORESEMOCIONAIS e PAPEL DO PROFESSOR.

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Publicado

2002-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Frias, M. A. da E., & Takahashi, R. T. (2002). Avaliação do processo ensino-aprendizagem: seu significado para o aluno de ensino médio de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 36(2), 156-163. https://doi.org/10.1590/S0080-62342002000200008