A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000300009Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Filosofia em enfermagem, ConhecimentoResumo
Os objetivos desta pesquisa foram reconhecer, interpretar e discutir temas oriundos dos discursos de docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, como fontes orientadoras para um ensino-aprendizagem humanizado, à luz da Teoria da Complexidade defendida por Edgar Morin. Tratase de pesquisa qualitativa, tipo exploratória e analítica. Buscou-se verificar princípios do paradigma da complexidade por meio da análise de conteúdo, modalidade temática , em discursos de onze docentes, obtidos no ano de 2004. Os temas encontrados foram: ensinar: responsabilidade do docente; unir saberes: ligações e interrelações para o enfrentamento da realidade; ensinar a complexidade humana; estimular a criatividade e a curiosidade; enfrentar as incertezas: construindo o conhecimento contínuo e dinâmico da vida; viver o processo ensino-aprendizagem por meio da transdisciplinaridade e ensinar a cidadania. Este estudo nos mostrou que é possível fazer acontecer um ensino superior pautado na condição humana, na solidariedade e na interligação dos saberes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-09-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Silva, A. L. da, & Camillo, S. de O. (2007). A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(3), 403-410. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000300009