A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade

Autores

  • Ana Lúcia da Silva Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Instituto de Saúde
  • Simone de Oliveira Camillo Faculdade de Medicina da Fundação do ABC

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000300009

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Filosofia em enfermagem, Conhecimento

Resumo

Os objetivos desta pesquisa foram reconhecer, interpretar e discutir temas oriundos dos discursos de docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, como fontes orientadoras para um ensino-aprendizagem humanizado, à luz da Teoria da Complexidade defendida por Edgar Morin. Tratase de pesquisa qualitativa, tipo exploratória e analítica. Buscou-se verificar princípios do paradigma da complexidade por meio da análise de conteúdo, modalidade temática , em discursos de onze docentes, obtidos no ano de 2004. Os temas encontrados foram: ensinar: responsabilidade do docente; unir saberes: ligações e interrelações para o enfrentamento da realidade; ensinar a complexidade humana; estimular a criatividade e a curiosidade; enfrentar as incertezas: construindo o conhecimento contínuo e dinâmico da vida; viver o processo ensino-aprendizagem por meio da transdisciplinaridade e ensinar a cidadania. Este estudo nos mostrou que é possível fazer acontecer um ensino superior pautado na condição humana, na solidariedade e na interligação dos saberes.

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Publicado

2007-09-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, A. L. da, & Camillo, S. de O. (2007). A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(3), 403-410. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000300009