Fatores de risco psicossociais no trabalho: perspectivas de mestrandos e doutorandos trabalhadores na área da saúde

Autores

  • Carolina Cassiano Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Laura Andrian Leal Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  • Elisabete Maria das Neves Borges Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal.
  • José Carlos Marques de Carvalho Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal.
  • Silvia Helena Henriques Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2025-0045pt

Palavras-chave:

Riscos Ocupacionais, Saúde Ocupacional, Pessoal de Saúde, Estudantes, Programas de Pós-Graduação em Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho de pós-graduandos atuantes na área da saúde. Método: Estudo qualitativo exploratório, com mestrandos e doutorandos trabalhadores na área da saúde, vinculados a cinco programas de pós-graduação de uma instituição de ensino superior pública brasileira. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2023, utilizando questionário sociodemográfico, acadêmico e profissional, e grupos focais guiados por roteiro. Utilizou-se análise temática dedutiva para interpretação dos dados. Resultados: Participaram 62 pós-graduandos trabalhadores. Identificaram-se os seguintes fatores de risco psicossociais no contexto do trabalho: cultura e função organizacional; decisão e controle; mudanças organizacionais; função do trabalhador na organização; desenvolvimento de carreira; interface entre trabalho e família; relacionamento interpessoal; assédio e violência. No conteúdo do trabalho, os fatores foram ambiente e equipamentos de trabalho, planejamento das tarefas, carga e ritmo, e esquema de trabalho. Conclusão: Centros formadores e organizações de trabalho devem se atentar para os fatores de risco psicossociais aos quais estão expostos os seus pós-graduandos trabalhadores, de modo que sejam incorporadas estratégias para o seu gerenciamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

2025-07-07

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Cassiano, C., Leal, L. A., Borges, E. M. das N., Carvalho, J. C. M. de, & Henriques, S. H. (2025). Fatores de risco psicossociais no trabalho: perspectivas de mestrandos e doutorandos trabalhadores na área da saúde. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 59, e20250045. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2025-0045pt