Letramento em saúde ambiental entre ribeirinhos da Amazônia paraense

Autores

  • Élida Fernanda Rêgo de Andrade Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Belém, PA, Brasil.
  • Sandy Isabelly Osório de Sousa Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Belém, PA, Brasil.
  • Sarah Souza de Carvalho Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Belém, PA, Brasil.
  • Débora de Cássia Quaresma Silva Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Belém, PA, Brasil.
  • Erlon Gabriel Rego de Andrade Universidade do Estado do Pará, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Belém, PA, Brasil.
  • Ana Kedma Correa Pinheiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues Universidade do Estado do Pará, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Belém, PA, Brasil.
  • Paula Gisely Costa Silva Universidade do Estado do Pará, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Belém, PA, Brasil.
  • Laura Maria Vidal Nogueira Universidade do Estado do Pará, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Belém, PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2025-0015pt

Palavras-chave:

Letramento em Saúde, Saúde Ambiental, População Rural, Saúde da População Rural, Saúde Pública

Resumo

Objetivo: Analisar o letramento em saúde ambiental e as suas repercussões no cotidiano de ribeirinhos da Amazônia paraense. Método: Estudo descritivo e qualitativo, realizado com 29 ribeirinhos na Unidade Municipal de Saúde da Ilha de Cotijuba, em Belém, Pará, Brasil. Os dados foram coletados entre abril e julho de 2024, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, cujo corpus foi submetido à análise lexical no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires 0.7/alpha 2, utilizando a Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: Identificaram-se 552 segmentos de texto, dos quais foram aproveitados 488 (88,41%), gerando sete classes lexicais, organizadas em três eixos temáticos, que apontaram saberes para lidar com o meio ambiente, relação entre meio ambiente e saúde, protagonismo e responsabilidade socioambiental dos ribeirinhos. Conclusão: O letramento em saúde ambiental de ribeirinhos envolve os significados que atribuem ao cenário que os cerca, a adoção de práticas de cuidado e o acesso a informações sobre o tema, sendo fundamental para que compreendam como suas ações repercutem na saúde individual e coletiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

2025-10-20

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Andrade, Élida F. R. de, Sousa, S. I. O. de, Carvalho, S. S. de, Silva, D. de C. Q., Andrade, E. G. R. de, Pinheiro, A. K. C., Rodrigues, I. L. A., Silva, P. G. C., & Nogueira, L. M. V. (2025). Letramento em saúde ambiental entre ribeirinhos da Amazônia paraense. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 59, e20250015. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2025-0015pt