Melhorias Operacionais de Processos Contínuos Acompanhadas por Ferramentas da Produção Enxuta - Estudo de Caso em uma Petroquímica Brasileira

Autores

  • Francisco Uchoa Passos
  • Irlam Reis Aragão

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98809

Palavras-chave:

Produção Enxuta, Melhorias Operacionais, Eficiência, Processos Contínuos

Resumo

Este estudo procura avaliar melhorias operacionais em uma planta petroquímica da empresa brasileira Braskem, que passou a utilizar ferramentas gerenciais da produção enxuta para acompanhar seus processos. Observaram-se algumas melhorias na eficiência da planta, aferidas a partir do início da implantação das ferramentas gerenciais Seis Sigma e TPM. Para tanto, foram investigados três indicadores de eficiência considerados pela empresa de grande relevância para a competitividade do negócio: as perdas físicas de produtos, a eficiência energética da planta e a taxa de utilização dos ativos. As diferenças observadas nos referidos indicadores, em relação a antes e depois do uso das ferramentas, foram testadas quanto à sua significância estatística, o que revelou que as perdas físicas de eteno diminuíram e que a eficiência energética da planta melhorou, aproximando-se bastante do desempenho tido como de classe mundial. A taxa de utilização dos ativos, embora tenha evoluído positivamente, ainda se acha a uma razoável distância daquele padrão de desempenho. Ao registrar melhorias operacionais em uma planta de processo contínuo acompanhadas por ferramentas da produção enxuta, este trabalho sinaliza que os referidos instrumentos, mesmo não tendo relações causais com as melhorias, são adequados aos processos contínuos e poderiam ter um emprego bem mais amplo, orientado, antes de tudo, pela abordagem geral de otimização de processos e, de certa forma, independente da natureza da atividade produtiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Uchoa Passos

    Professor da Faculdade Senai Cimatec (BA) e da Universidade Salvador (UNIFACS) – Salvador-BA, Brasil. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Irlam Reis Aragão

    Mestre em Administração pela Universidade Salvador (UNIFACS) – Salvador-BA, Brasil. P&O and Communications, Braskem America & Europe.

Referências

Downloads

Edição

Seção

Produção e Operações

Como Citar

Melhorias Operacionais de Processos Contínuos Acompanhadas por Ferramentas da Produção Enxuta - Estudo de Caso em uma Petroquímica Brasileira. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(2), 267-282. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98809