Dinâmica da maturação testicular durante o ciclo reprodutivo de Salminus hilarii (Teleostei, Characidae) em ambiente natural.

Autores

  • Renato Massaaki Honji Centro de Biologia Marinha, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5154.v19p31-40

Palavras-chave:

tabarana, reprodução, estradiol, testosterona, 11-cetotestosterona

Resumo

O objetivo foi descrever as alterações morfofisiológicas dos testículos de Salminus hilarii durante o ciclo reprodutivo anual. Os animais foram coletados na Bacia do Alto Tietê entre as cidades de Salesópolis e Biritiba Mirim (SP). As análises macro/microscópicas dos testículos permitiram classificar o desenvolvimento em três estádios (pré-espermatogênico, espermatogênico e regressão) e identificar seis tipos celulares (espermatogônias, espermatócitos, espermátides, espermatozoides, células de Sertoli e Leydig). As concentrações plasmáticas de estrógeno/progestágeno não variaram durante o ciclo reprodutivo. Entretanto, os andrógenos, testosterona e 11-cetotestosterona, aumentaram progressivamente com a maturação testicular (alteração do epitélio germinativo contínuo para descontínuo) e concomitantemente com o aumento do índice gonadossomático. Estes resultados morfofisiológicos sugerem que o período reprodutivo ocorre entre os meses de setembro a fevereiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Honji, R. M. (2020). Dinâmica da maturação testicular durante o ciclo reprodutivo de Salminus hilarii (Teleostei, Characidae) em ambiente natural. Revista Da Biologia, 19(1), 31-40. https://doi.org/10.11606/issn.1984-5154.v19p31-40