Dinâmica da maturação testicular durante o ciclo reprodutivo de Salminus hilarii (Teleostei, Characidae) em ambiente natural.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5154.v19p31-40Palavras-chave:
tabarana, reprodução, estradiol, testosterona, 11-cetotestosteronaResumo
O objetivo foi descrever as alterações morfofisiológicas dos testículos de Salminus hilarii durante o ciclo reprodutivo anual. Os animais foram coletados na Bacia do Alto Tietê entre as cidades de Salesópolis e Biritiba Mirim (SP). As análises macro/microscópicas dos testículos permitiram classificar o desenvolvimento em três estádios (pré-espermatogênico, espermatogênico e regressão) e identificar seis tipos celulares (espermatogônias, espermatócitos, espermátides, espermatozoides, células de Sertoli e Leydig). As concentrações plasmáticas de estrógeno/progestágeno não variaram durante o ciclo reprodutivo. Entretanto, os andrógenos, testosterona e 11-cetotestosterona, aumentaram progressivamente com a maturação testicular (alteração do epitélio germinativo contínuo para descontínuo) e concomitantemente com o aumento do índice gonadossomático. Estes resultados morfofisiológicos sugerem que o período reprodutivo ocorre entre os meses de setembro a fevereiro.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Salientamos que nossa revista não detém copyright, estes são exclusivos do autor do texto. Pretendemos com isso não criar entraves ao acesso do material publicado e atingir com mais intensidade nosso objetivo de divulgação da ciência.


revistadabiologia@ib.usp.br
2008 - 2024 Revista da Biologia