Les métaux précieux et la balance des payments du Proche-Orient à la Basse Époque
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i111p288-290Keywords:
Metais preciosos, balança de pagamentos, Século XIV e XVAbstract
ASHTOR, Eliyahu. Les métaux précieux et la balance des payments du Proche-Orient à la Basse Époque. École Pratique des Hautes Études — VIe. Section. Centre de Recherches Historiques. Série "Monnaie-Prix-Conjoncture". Paris: SEVPEN, 1971, 128p.
(primeiro parágrafo do texto)
A "Época Baixa" a que se refere o título refere-se a um critério próximo--oriental de periodização, procurando caracterizar a fase de decadência mameluca, que precedeu a conquista da região pelos otomanos. Nessas condições, grosso modo, o livro concentra-se nos séculos XIV e XV, ainda que não raro remontando a fases notavelmente anteriores, com algumas incursões pelo século XVI. Desfrutando da margem de rabugice normalmente concedida aos resenhadores, diremos que a indicação dos séculos em seguida ao título seria bem-vinda, visto que nem todos estão familiarizados com a nomenclatura da história da região, o que torna, em muitos casos, obrigatório folhear o livro para precisar o seu conteúdo. Mas, mais útil se nos afigura passar ao exame de sua substância.
Downloads
References
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).













