Origem e fundação do Serviço de Proteção aos Índios (V)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1961.120362Palabras clave:
indígenas, cultura, proteção.Resumen
E' preciso dar-se conta que no Brasil da época estudada aqui, como mesmo ainda hoje se observa, a maior parte ds figuras importantes do mundo profissional, tanto cientistas como po-líticos, clérigos, oficiais ou eruditos, eram sócios de uma ou mais das sociedades científicas de suas cidades ou de seus Es-tados. Amiude freqüentavam as sessões de dois ou três grupos diferentes e, além disso, eram membros correspondentes de vá-rias outras sociedades, localizadas em regiões distantes do Bra-sil e em centros culturais da América espanhola, dos Estados Unidos e da Europa . Quando as figuras influentes nas dife-rentes profissões desejavam externar seus pontos de vista sô-bre- um determinado assunto, ou dar publicidade aos seus es-tudos científicos mais recentes, suas criações literárias ou mo-nografias históricas, geralmente os apresentavam primeiro dian-te suas respectivas sociedades. Depois, freqüentemente, tais estudos eram impressos e publicados nas excelentes revistas dos diversos institutos.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1961 Revista de História

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).













