Uma história entre duas erudições - notas sobre algumas práticas e alguns dogmas da atual historiografia francesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1977.76263Palabras clave:
Historiografia francesa, Método, HistóriaResumen
(primeiro parágrafo do texto)
Sobre os problemas filosóficos sem dúvida isto é certo ainda que em toda parte se fale de epistemologia — mas sobre as questões de método? Nunca houve tantos congressos, colóquios, conferências, jornadas, publicações consagradas à metodologia de uma disciplina que assegura ela própria que não excita mais nenhum interesse? Poder-se-ia acreditar estar de volta aos melhores tempos da história "positivista" (somente três quartos de séculos nos separam), quando surgiram, de um e de outro lado do Reno, os Handbücher, Lehrbücher, Grundisse, Introductions e Manuels que descobriram os segre-dos, da fabricação da história triunfante — disciplina mestra de um tempo persuadido de haver descoberto a chave de todas as categorias do conhecimento.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1977 Revista de História

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).













