O Tratado de Tordesilhas e sua projeção
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1976.77814Palabras clave:
Tratado de Tordesilhas, Castela, PortugalResumen
(primeiro parágrafo do artigo)
Em fins de 1479, Castela e Portugal derimiam momentaneamente os trâmites de uma cruel contenda, num tratado de paz pelo qual Fernando e Isabel logravam uma efetiva elevação ao trono e Afonso V de Portugal abandonava a idéia de casar-se com a filha bastarda de Henrique IV, chamada a Beltraneja; esse foi o Tratado das Tercerías de Moura. Porém, ao mesmo tempo que punha fim ao pleito dinástico, regulamentava-se a questão africana do Reino de Fez e reconhecia-se a Portugal a posse de Guiné, Açores e Cabo Verde, " ... e todas as ilhas que agora se tem descoberto e qualquer outras ilhas que se acharem e se conquistarem das ilhas da Canária para baixo contra Guiné..." no tratado chamado de Alcaçobas.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).













