Junta, regencia y representación: La elección de los suplentes americanos a las primeras cortes
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i159p65-106Mots-clés :
Deputados americanos, representação, Cortes de CádizRésumé
Este artigo aborda a eleição dos deputados americanos para as Cortes de Cádiz em 1810. O contexto revolucionário da Junta Central e a criação do Estado liberal é seu tema principal. A importância da representação da América não está no número de deputados mas no fato em si mesmo: esta foi a primeira vez na história da Monarquia espanhola em que as colônias tiveram um lugar nas novas instituições liberais criadas.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Références
Téléchargements
Publiée
2008-12-30
Numéro
Rubrique
Dossiê: Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Comment citer
FRASQUET, Ivana. Junta, regencia y representación: La elección de los suplentes americanos a las primeras cortes . Revista de História, São Paulo, n. 159, p. 65–106, 2008. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i159p65-106. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19089. Acesso em: 6 févr. 2026.













