Situações para uma historiografia da performance arte no Brasil

Autores

  • Maíra Vaz Valente

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v5i5p275-302

Palavras-chave:

Performance Arte, Historiografia, Artes Visuais, Vanguarda Brasileira, Arte Brasileira, História da Arte Brasileira

Resumo

O artigo toma as manifestações da Vanguarda Brasileira, entre os anos de 1960 e 1970, como ponto de partida para uma possível historiografia da performance arte no Brasil. A partir do Manifesto Neoconcreto e da Teoria do Não-Objeto, ambos textos publicados em 1959, verifica-se a insurgência de uma prática performática entre as novas estratégias no campo da arte para sua inserção na realidade social nacional. A compreensão de obra de arte, do papel político do artista na sociedade e do lugar do espectador na experiência da arte transformaram a noção de objeto para experiência.

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

Situações para uma historiografia da performance arte no Brasil. (2018). Revista ARA, 5(5), 275-302. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v5i5p275-302