Nos meandros da memória. Tensões e contensões do brincar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v13i13p123-136Palavras-chave:
Brincar, Brinquedos, InfânciaResumo
A memória da infância, quase sempre, reivindica lembranças leves, ingênuas e descompromissadas. No cenário em que estamos, a mente adulta – quase idosa – foi interpelada pela voz do menino para performar um giro memorial, num convite para rever as camadas do meu tempo. Então, com a minha arte, foram produzidos desenhos em grafite e sépia sobre papel (com posterior tratamento digital) com o intuito de produzir uma imagética diegese. Como talvez gostaria Warburg, criei um pequeno atlas do brincar para, de algum modo, responder aquilo que teria indagado Didi-Huberman: o que são as emoções?
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Oblivion. Minneapolis: Minnesota University Press, 2004.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que são as emoções? São Paulo: 34, 2016.
LISPECTOR, Clarice. Um Sopro de Vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
MELLO, R.L.S. Excerto extraído da Chamada ARA 13. São Paulo: FAU/USP, 2022. Disponível em https://www.revistas.usp.br/revistaara/announcement/view/1418. Acesso em 14 novembro 2022.
WARBURG, Aby. Fragments sur l’expression. Paris: l’Ecarquillé Lotta, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Rizolli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).