As paredes da memória: releituras de espaço/tempo pela montagem

Autores

  • Gabriel Elias de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Arquitetura e Urbanismo
  • Ana Luiza Rodrigues Gambardella Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-2442-0862
  • Michel Sant'ana Massolar da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p129-151

Palavras-chave:

memória, espaço (estética), montagem (fotografia), família, arquitetura doméstica

Resumo

Considerando relações entre memória, espaço e fotografia, o texto analisa o conjunto de sequências de imagens compósitas geradas para um trabalho de graduação em arquitetura e urbanismo. A partir da noção de “montagem cronotópica”, examina-se aqui como tais sequências produziram sínteses de relatos e acervos fotográficos familiares, expressando visualmente as vivências pregressas de um lar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Elias de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Arquitetura e Urbanismo

    É arquiteto e mestre pelo IAU/USP (orientado por Fabio Lopes Souza Santos) e doutor pela PUC/Rio (orientado por Otavio Leonidio Ribeiro).  Lecionou no curso de Design da Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre 2006 e 2009, e é professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2009.

  • Ana Luiza Rodrigues Gambardella, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, é arquiteta, mestre e doutoranda pelo IAU/USP e membro do Núcleo de Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC).
  • Michel Sant'ana Massolar da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    É arquiteto e urbanista, formado em 2023 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

     

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (2ª ed.). ISBN 85-336-0616-8.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. ISBN 978-85-209-3148-6.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo horizonte: Editora UFMG, 2015. ISBN 978-85-7041-972-9.

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Tradução: Marina Appenzeller. Campinas. Papiros, 1993. ISBN 978-85-308-0246-2.

DURAND, Régis. Le Temps de L’image, Essai sur les conditions d’une histoire des formes photographiques. Paris. ELA La Différence, 1995. ISBN 2-7291-1081-X.

HATFIELD, Charles. Alternative Comics: an emerging literature. University Press of Mississipi, 2005. ISBN 1-57806-718-9.

MCGUIRE, Richard. Aqui. São Paulo: Quadrinhos na Cia., 2017. ISBN 2017.978-85-359-2872-3.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007. ISBN 978-85-268-0777-8.

SILVA, Michel S. Massolar da. O ato de habitar: estudo para uma concepção dialógica e afetiva da habitação. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2023.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. ISBN 978-85-359-0496-3.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

As paredes da memória: releituras de espaço/tempo pela montagem. (2023). Revista ARA, 15(15), 129-151. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p129-151