“Alligators 427” de H. F. Thiéfaine, um testemunho alegórico e poético de morte e do perigo nuclear
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v17in.17p29-50Palavras-chave:
Hubert-Félix Thiefaine, Testemunho, Alegoria, Canção, Perigo nuclearResumo
Neste ensaio analisamos a forma como a canção “Alligators 427”, do cantor e poeta francês Hubert-Félix Thiéfaine, cria e reconstrói uma imagem apocalíptica subjacente aos perigos da energia nuclear. Tomamos como ancoragem teórica Stuart Hall relativamente à importância da música na sociedade, segundo o qual a música é “o som do que não pode ser” (Sovik, 2023, s/p). A nossa leitura centra-se assim no domínio musical e no cenário histórico e cultural do qual aquele participa, nomeadamente no que envolve o conflito: uma canção de protesto contra a energia nuclear na central francesa de Fessenheim. Um dos focos do nosso texto reside na análise da letra e da narrativa criada pelo artista e poeta, que permitirá compreender a forma como representa uma ideia de guerra e morte através da metáfora e como, citando Nina Felshin, “os artistas se envolvem num processo ativo de representação” (Felshin, 2006, s/p). Esta análise mostrará como a guerra induziu a incerteza e a instabilidade e, acima de tudo, a prevalência da ameaça de morte, como Freud argumentou na sua carta a Einstein, “o instinto de morte transforma-se em instinto destrutivo” (Einstein, 1991, s/p.).
Downloads
Referências
AFONSO, José. Cantar de novo. Amadora: Nova Realidade, 1970
BENJAMIN, Walter; ZOHN Harry. The work of art in the age of mechanical reproduction: An influential essay of cultural criticism; the history and theory of art. Adansonia Press, 2018.
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT Alain. Dictionnaire des symboles: Mythes, rêves, coutumes, Gestes, formes, figures, couleurs, nombres. Paris: Robert Laffont, 2021.
Crossway Bibles. The ESV Study Bible: English Standard Version. Wheaton, IL: Crossway Bibles, 2008.
COOKE, Deryck. The language of music. Oxford: Oxford University Press, 2001.
EINSTEIN, Albert; Sigmund FREUD. Why war? Redding, CA: CAT Pub. Co., 1991.
FELSHIN, Nina. But is it art? The spirit of art as activism. Seattle: Bay Press, 2006.
MAGALHÃES, Joaquim Manuel. Um pouco da morte. Lisboa: Presença, 1989.
MONDZAIN, Marie-José. “What Does Seeing an Image Mean?” Journal of Visual Culture 9, no. 3, dezembro: 2010.
MELVILLE, Herman. Moby-Dick; or, The Whale. London: Constable and Company Ltd, 1922.
THIÉFAINE, Hubert-Félix. Itinéraire d’un naufragé: L’intégrale des chansons. Paris: Points, 2023.
Fontes eletrônicas e sites
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. Boitempo editorial, São Paulo, 2008 Disponível em: https://topofilosofia.net/pesquisa/psicanalise/PDFs_Topologia/Agamben/AGAMBEN.%20O%20que%20resta%20de%20Auschwitz.pdf. Acesso em: 28 maio 2024.
ALBERT, Stuart; BELL Geoffrey G. Timing and Music. The Academy of Management Review 27, no. 4, 2002, p. 574–93. DOI: https://doi.org/10.2307/4134404.
Audio. Hubert-Félix Thiéfaine: ‘Je Suis plus En Forme Qu’avant.’ leparisien.fr. Disponível em: https://www.leparisien.fr/culture-loisirs/musique/hubert-felix-thiefaine-je-suis-plus-en-forme-qu-avant-06-10-2014-4191483.php. Acesso em: 11 jan. 2023.
BRUEGEL, Pieter. “Peasant Wedding Feast.” Khm.At, 1567. Disponível em: https://www.khm.at/en/objectdb/detail/330/.
COLLIER, Peter. Baudelaire and Metaphor: Work in Regress. Forum for Modern Language Studies XXVI, no. 1, 1990: 26–36. Disponível em: https://doi.org/10.1093/fmls/xxvi.1.26.
Dictionnaire: Tv5monde-Languefrancaise. Disponível em: https://langue-francaise.tv5monde.com/decouvrir/dictionnaire/m/mutant. Acesso em: 4 jun. 2024.
FROST, Ramona. “Prince Ringard: No Age Limit in the Rebellion.” Futuristika. Disponível em: https://futuristika.org/prince-ringard-no-age-limit-in-the-rebellion/. Acesso em: 24 maio 2024.
GUITAR, Lynne. The Origins of Carnival-- And the Special Traditions of Dominican Carnaval, 2007. Disponível em: https://ciee.typepad.com/files/carnaval-origins_w-photos-1.pdf.
"Hubert-Félix Thiéfaine, Poète Des Parkings... et Autres Mélancolies Suburbaines ".” Maison de la poésie. Disponível em: https://maisondelapoesieparis.com/programme/hubert-felix-thiefaine-poete-des-parkings-et-autres-melancolies-suburbaines/.ces. Acesso em: 25 jun. 2024
Hubert-Félix Thiéfaine: Le Site Officiel. Hubert-Félix Thiéfaine | Le site Officiel. Disponível em: https://www.thiefaine.com/biographie/. Acesso em: 1 de fev. 2024
LARGO, Michael. Plato’s Description of Socrates’ Death by Hemlock Was a Little Too Kind. Slate Magazine. Disponível em: https://slate.com/technology/2014/08/poisonous-plants-socrates-drank-hemlock-tea-as-his-preferred-mode-of-execution.html. Acesso em: 21 ago. 2014.
MAGRITTE, Rene. La clairvoyance, 1936. Disponível em: https://www.renemagritte.org/la-clairvoyance.jsp. Acesso em: 20 maio 2024.
MCCOUAT, Philip. “Bruegel’s Peasant Wedding Feast.” Journal of ART in SOCIETY, 2021. Disponível em: https://www.artinsociety.com/bruegels-peasant-wedding-feast.html.
MURNAU, F. W. “File: NosferatuShadow.Jpg - Wikipedia.” en.wikipedia.org. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/File:NosferatuShadow.jpg.
Nuclear Energy. Education. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/nuclear-energy/. Acesso em: 19 out. 2023.
PALLESEN, Karen Johanne; BRATTICO Elvira; BAILEY Christopher; KORVENOJA Antti;
KOIVISTO Juha; GJEDDE Albert; and CARLSON Synnöve. Emotion Processing of Major, Minor, and Dissonant Chords. Annals of the New York Academy of Sciences 1060, no. 1, December 2005, p.450–53. DOI https://doi.org/10.1196/annals.1360.047.
POLIGONE, Pierre. “Thiéfaine: Itinéraire d’un Naufragé - Zone Critique.” Accueil - Zone Critique. Disponível em: https://zone-critique.com/critiques/thiefaine-itineraire-dun-naufrage/. Acesso em: 27 jul. 2021.
SOVIK, Liv. “Stuart Hall: In Favour of Difference.” Stuart Hall Foundation. Disponível em: https://www.stuarthallfoundation.org/resource/stuart-hall-difference/. Acesso em: 01 fev. 2021.
The Good, the Bad and the Ugly (11/12) Movie Clip - Three-Way Standoff (1966) HD.” YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5PgAKzmWmuk. Acesso em: 02 jun. 2024
THIÉFAINE, Hubert-Félix. “Hubert-Félix Thiéfaine - Alligators 427 (Vixi Tour XVII AU Palais Des Sports 2015).” YouTube, março 1, 2017.
“Zeca Afonso - Os Vampiros ‘Eles Comem Tudo’ (Original).” media.rtp. Disponível em: https://media.rtp.pt/extremaesquerda/cantigas-da-revolta/os-vampiros/. Acesso em: 03 fev. 2011.
ZHANG, Fan; MENG Hongying; LI Maozhen; CUI Ruixia; LIU Chang. Music Emotion Recognition Based on Chord Identification. Lecture Notes on Data Engineering and Communications Technologies, 2021, p. 956–63. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-70665-4_103.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mário José Avelar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).