“Alligators 427” de H. F. Thiéfaine, um testemunho alegórico e poético de morte e do perigo nuclear

Autores

  • Mário José Avelar Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v17in.17p29-50

Palavras-chave:

Hubert-Félix Thiefaine, Testemunho, Alegoria, Canção, Perigo nuclear

Resumo

Neste ensaio analisamos a forma como a canção “Alligators 427”, do cantor e poeta francês Hubert-Félix Thiéfaine, cria e reconstrói uma imagem apocalíptica subjacente aos perigos da energia nuclear. Tomamos como ancoragem teórica Stuart Hall relativamente à importância da música na sociedade, segundo o qual a música é “o som do que não pode ser” (Sovik, 2023, s/p). A nossa leitura centra-se assim no domínio musical e no cenário histórico e cultural do qual aquele participa, nomeadamente no que envolve o conflito: uma canção de protesto contra a energia nuclear na central francesa de Fessenheim. Um dos focos do nosso texto reside na análise da letra e da narrativa criada pelo artista e poeta, que permitirá compreender a forma como representa uma ideia de guerra e morte através da metáfora e como, citando Nina Felshin, “os artistas se envolvem num processo ativo de representação” (Felshin, 2006, s/p). Esta análise mostrará como a guerra induziu a incerteza e a instabilidade e, acima de tudo, a prevalência da ameaça de morte, como Freud argumentou na sua carta a Einstein, “o instinto de morte transforma-se em instinto destrutivo” (Einstein, 1991, s/p.).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mário José Avelar, Universidade Católica Portuguesa

    Mário J. Avelar é doutorando no programa de Estudos de Cultura da Universidade Católica Portuguesa. Licenciado em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, realizou o seu primeiro curso de mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Políticas desta Universidade, com uma dissertação premiada como melhor Dissertação de Mestrado pela CPLP, e um segundo curso de mestrado em Gestão Cultural pela Universidade Católica Portuguesa. Os seus recentes interesses de investigação centram-se na Linguagem, Música e Som e como estas diferentes dimensões funcionam na sociedade como uma ferramenta de construção cultural.

Referências

AFONSO, José. Cantar de novo. Amadora: Nova Realidade, 1970

BENJAMIN, Walter; ZOHN Harry. The work of art in the age of mechanical reproduction: An influential essay of cultural criticism; the history and theory of art. Adansonia Press, 2018.

CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT Alain. Dictionnaire des symboles: Mythes, rêves, coutumes, Gestes, formes, figures, couleurs, nombres. Paris: Robert Laffont, 2021.

Crossway Bibles. The ESV Study Bible: English Standard Version. Wheaton, IL: Crossway Bibles, 2008.

COOKE, Deryck. The language of music. Oxford: Oxford University Press, 2001.

EINSTEIN, Albert; Sigmund FREUD. Why war? Redding, CA: CAT Pub. Co., 1991.

FELSHIN, Nina. But is it art? The spirit of art as activism. Seattle: Bay Press, 2006.

MAGALHÃES, Joaquim Manuel. Um pouco da morte. Lisboa: Presença, 1989.

MONDZAIN, Marie-José. “What Does Seeing an Image Mean?” Journal of Visual Culture 9, no. 3, dezembro: 2010.

MELVILLE, Herman. Moby-Dick; or, The Whale. London: Constable and Company Ltd, 1922.

THIÉFAINE, Hubert-Félix. Itinéraire d’un naufragé: L’intégrale des chansons. Paris: Points, 2023.

Fontes eletrônicas e sites

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. Boitempo editorial, São Paulo, 2008 Disponível em: https://topofilosofia.net/pesquisa/psicanalise/PDFs_Topologia/Agamben/AGAMBEN.%20O%20que%20resta%20de%20Auschwitz.pdf. Acesso em: 28 maio 2024.

ALBERT, Stuart; BELL Geoffrey G. Timing and Music. The Academy of Management Review 27, no. 4, 2002, p. 574–93. DOI: https://doi.org/10.2307/4134404.

Audio. Hubert-Félix Thiéfaine: ‘Je Suis plus En Forme Qu’avant.’ leparisien.fr. Disponível em: https://www.leparisien.fr/culture-loisirs/musique/hubert-felix-thiefaine-je-suis-plus-en-forme-qu-avant-06-10-2014-4191483.php. Acesso em: 11 jan. 2023.

BRUEGEL, Pieter. “Peasant Wedding Feast.” Khm.At, 1567. Disponível em: https://www.khm.at/en/objectdb/detail/330/.

COLLIER, Peter. Baudelaire and Metaphor: Work in Regress. Forum for Modern Language Studies XXVI, no. 1, 1990: 26–36. Disponível em: https://doi.org/10.1093/fmls/xxvi.1.26.

Dictionnaire: Tv5monde-Languefrancaise. Disponível em: https://langue-francaise.tv5monde.com/decouvrir/dictionnaire/m/mutant. Acesso em: 4 jun. 2024.

FROST, Ramona. “Prince Ringard: No Age Limit in the Rebellion.” Futuristika. Disponível em: https://futuristika.org/prince-ringard-no-age-limit-in-the-rebellion/. Acesso em: 24 maio 2024.

GUITAR, Lynne. The Origins of Carnival-- And the Special Traditions of Dominican Carnaval, 2007. Disponível em: https://ciee.typepad.com/files/carnaval-origins_w-photos-1.pdf.

"Hubert-Félix Thiéfaine, Poète Des Parkings... et Autres Mélancolies Suburbaines ".” Maison de la poésie. Disponível em: https://maisondelapoesieparis.com/programme/hubert-felix-thiefaine-poete-des-parkings-et-autres-melancolies-suburbaines/.ces. Acesso em: 25 jun. 2024

Hubert-Félix Thiéfaine: Le Site Officiel. Hubert-Félix Thiéfaine | Le site Officiel. Disponível em: https://www.thiefaine.com/biographie/. Acesso em: 1 de fev. 2024

LARGO, Michael. Plato’s Description of Socrates’ Death by Hemlock Was a Little Too Kind. Slate Magazine. Disponível em: https://slate.com/technology/2014/08/poisonous-plants-socrates-drank-hemlock-tea-as-his-preferred-mode-of-execution.html. Acesso em: 21 ago. 2014.

MAGRITTE, Rene. La clairvoyance, 1936. Disponível em: https://www.renemagritte.org/la-clairvoyance.jsp. Acesso em: 20 maio 2024.

MCCOUAT, Philip. “Bruegel’s Peasant Wedding Feast.” Journal of ART in SOCIETY, 2021. Disponível em: https://www.artinsociety.com/bruegels-peasant-wedding-feast.html.

MURNAU, F. W. “File: NosferatuShadow.Jpg - Wikipedia.” en.wikipedia.org. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/File:NosferatuShadow.jpg.

Nuclear Energy. Education. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/nuclear-energy/. Acesso em: 19 out. 2023.

PALLESEN, Karen Johanne; BRATTICO Elvira; BAILEY Christopher; KORVENOJA Antti;

KOIVISTO Juha; GJEDDE Albert; and CARLSON Synnöve. Emotion Processing of Major, Minor, and Dissonant Chords. Annals of the New York Academy of Sciences 1060, no. 1, December 2005, p.450–53. DOI https://doi.org/10.1196/annals.1360.047.

POLIGONE, Pierre. “Thiéfaine: Itinéraire d’un Naufragé - Zone Critique.” Accueil - Zone Critique. Disponível em: https://zone-critique.com/critiques/thiefaine-itineraire-dun-naufrage/. Acesso em: 27 jul. 2021.

SOVIK, Liv. “Stuart Hall: In Favour of Difference.” Stuart Hall Foundation. Disponível em: https://www.stuarthallfoundation.org/resource/stuart-hall-difference/. Acesso em: 01 fev. 2021.

The Good, the Bad and the Ugly (11/12) Movie Clip - Three-Way Standoff (1966) HD.” YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5PgAKzmWmuk. Acesso em: 02 jun. 2024

THIÉFAINE, Hubert-Félix. “Hubert-Félix Thiéfaine - Alligators 427 (Vixi Tour XVII AU Palais Des Sports 2015).” YouTube, março 1, 2017.

“Zeca Afonso - Os Vampiros ‘Eles Comem Tudo’ (Original).” media.rtp. Disponível em: https://media.rtp.pt/extremaesquerda/cantigas-da-revolta/os-vampiros/. Acesso em: 03 fev. 2011.

ZHANG, Fan; MENG Hongying; LI Maozhen; CUI Ruixia; LIU Chang. Music Emotion Recognition Based on Chord Identification. Lecture Notes on Data Engineering and Communications Technologies, 2021, p. 956–63. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-70665-4_103.

Downloads

Publicado

2025-03-28

Como Citar

Avelar, M. J. (2025). “Alligators 427” de H. F. Thiéfaine, um testemunho alegórico e poético de morte e do perigo nuclear. Revista ARA, 17(17), 29-50. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v17in.17p29-50