A casa-museu acolhe obras in situ (ou site specific)

Autores

  • Regina Lara Silveira Mello Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
  • Paulo Eduardo Barbosa Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v17i17p29-43

Palavras-chave:

Casa-museu, Site-specific, Escala, Espaço

Resumo

Pretende-se pensar a presença de obras de arte em site-specific nas casas-museu, considerando o atrito que propõem como linguagem da arte. Museus são vazios na medida em que podem acolher qualquer corpo, sem ficar vinculado àquilo que expõem, dependem das relações de temporalidade e espacialidade. No caso da arte em site-specific o que importa não é especialmente o trabalho em si, nem o lugar, mas o vínculo que se estabelece entre os dois. A escala como instrumento de linguagem da arte, convida a experiências sensoriais, ressalta atritos e fricções, sugerindo outras realidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regina Lara Silveira Mello, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design

    REGINA LARA é artista visual, expõe regularmente no Brasil e no exterior, atua na criação e restauro de vitrais, pesquisadora em arte, design, criatividade, processos criativos, patrimônio e história cultural. Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) São Paulo/Brasil (aposentada). Pós-doutorado na VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes, FCT-UNL-FBAUL, Portugal; doutora em Psicologia pela PUCCAMP, Mestre em Artes UNICAMP e Designer - UPM. Membro do ICOM Glass - The International Committee for Museums and Collections of Glass e da CRIABRASILIS -Associação Brasileira de Criatividade e Inovação. Líder do grupo aTempo - Arte e Linguagens Contemporâneas- PPG-EAHC da UPM (@arte.linguagens.contemporaneas) e Membro-Pesquisador do Grupo Museu/Patrimônio e do conselho editorial da Revista ARA – FAU-USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo . ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5788-7496. Endereço para acessar o CV de Regina Lara Silveira Mello: http://lattes.cnpq.br/0439114372762829. INSTAGRAM @reginalara.glass

     

     

     

     

     

     

     

  • Paulo Eduardo Barbosa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
    doutorando em Projeto , Espaço e Cultura na FAUUSP

Referências

CAUQUELIN, Anne. Frequentar os incorporais. Contribuição a uma teoria da arte contemporânea. São Paulo, Martins Fontes, 2008.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

DOCTORS, Marcio; ALZUGARAY, Paula. Catálogo da exposição DEVIR INDÍGENA – Denilsom Baniwa e Gustavo Caboco. Casa Museu Eva Klabin, Rio de Janeiro, 2022.

LEPETIT, Bernard. Arquitetura, geografia, história: usos da escala. In: ANGOTTI, H. Por uma nova história urbana. Bernard Lepetit. São Paulo, Edusp, 2016.

PEDROSA, Mário (1900 - 1981). Arte. Ensaios: org. Lorenzo Mammi. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Mello, R. L. S., & Barbosa, P. E. (2024). A casa-museu acolhe obras in situ (ou site specific). Revista ARA, 17(17), 29-43. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v17i17p29-43