A casa-museu acolhe obras in situ (ou site specific)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v17i17p29-43Palavras-chave:
Casa-museu, Site-specific, Escala, EspaçoResumo
Pretende-se pensar a presença de obras de arte em site-specific nas casas-museu, considerando o atrito que propõem como linguagem da arte. Museus são vazios na medida em que podem acolher qualquer corpo, sem ficar vinculado àquilo que expõem, dependem das relações de temporalidade e espacialidade. No caso da arte em site-specific o que importa não é especialmente o trabalho em si, nem o lugar, mas o vínculo que se estabelece entre os dois. A escala como instrumento de linguagem da arte, convida a experiências sensoriais, ressalta atritos e fricções, sugerindo outras realidades.
Downloads
Referências
CAUQUELIN, Anne. Frequentar os incorporais. Contribuição a uma teoria da arte contemporânea. São Paulo, Martins Fontes, 2008.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
DOCTORS, Marcio; ALZUGARAY, Paula. Catálogo da exposição DEVIR INDÍGENA – Denilsom Baniwa e Gustavo Caboco. Casa Museu Eva Klabin, Rio de Janeiro, 2022.
LEPETIT, Bernard. Arquitetura, geografia, história: usos da escala. In: ANGOTTI, H. Por uma nova história urbana. Bernard Lepetit. São Paulo, Edusp, 2016.
PEDROSA, Mário (1900 - 1981). Arte. Ensaios: org. Lorenzo Mammi. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Eduardo Barbosa, Regina Lara Silveira Mello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).