The overthrow of each statue is an appeal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v10i10p131-157Keywords:
Memory, Representation, Symptom, Statues, Rewrite, São Paulo, PandemicAbstract
The article discusses aspects that involve the maintenance of heritage or the summary demolition of the so-called honorific monuments, inserting critical observations in the debates about the overthrow of the statues and selecting as the object of studies two works - both denounced by some groups as elegias to Brazilian slavery - authored by Júlio Guerra: Borba Gato and Mãe Preta, examined from the perspective of Georges Didi-Huberman's ideas about the images.
Downloads
References
ATHIAS, Renato. Diversidade étnica, direitos indígenas e políticas públicas. Recife: NEPE; UFPE; 2005.
CONDEPHAAT, Bens tombados 1968-1998. Coord. Edna Hiroe Miguita Kamide, Tereza Cristina Rodrigues, Epitácio Pereira. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado; 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: Questão colocada aos fins de uma história da arte. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34; 2020.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: História da Arte e o anacronismo das imagens. Belo Horizonte: UFMG; 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: História da Arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Editora Contraponto; 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34; 2013.
ESCOBAR, Miriam. Escultura no espaço público em São Paulo. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo; Vega Engenharia Ambiental S/A; 1998.
KEATING, Vallandro; MARANHÃO, Ricardo. Caminhos da conquista: a formação do espaço brasileiro. São Paulo: Editora Terceiro Nome; 2008.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão et alii. Campinas: Editora da UNICAMP; 1990.
PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia: temas humanísticos na arte do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa; 1986.
PECCININI, Daisy. Brecheret: a linguagem das formas. São Paulo: Instituto Victor Brecheret; 2004.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras; 2006.
Fontes eletrônicas e sites
ESTÁTUA de Jen Reid. Bristol, Inglaterra, 7 jun. 2020. Foto Alex Richards. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:A_Surge_of_Power_(Jen_Reid)_15th_Jul y_2020.jpg. Acesso em: 27 set. 2020.
FATORELLI, Carlos. Júlio Guerra e a Obra de Almeida Júnior em Itu, São Paulo. Blogspot.com.br, 18/ 05/2018. Disponível em: http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2018/05/julio-guerra-e-obra-de- almeida-junior.html. Acesso em: 02 set. 2020.
MONUMENTO à Mãe Preta (1955), Júlio Guerra. Largo do Paissandu, São Paulo, SP. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Julio_Guerra_- _M%C3%A3e_Preta_(Pai%C3%A7andu).JPG. Acesso em: 27 set. 2020
Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/patrimonio_histo rico/adote_obra/index.php?p=8291. Acesso em: 20 ago. 2020.
Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=280997. Acesso em: 21 ago. 2020.
MONUMENTOS coloniais em tempos pós-coloniais: o Monumento a Mouzinho de Albuquerque após o fim do Império, s. a. Paper-Cloud. IV Congresso de História da Arte Portuguesa. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Fundação Calouste Gulbenkian, 21-24/11/2012, publicado em 26-10-2017. Disponível em: http://www.paper-cloud.net/archive/post/2012-monumentos-coloniais- tempos-pos-coloniais-chap/. Acesso em: 01 set. 2020.
O QUE fazer em Itu. Disponível em: https://saopaulosemmesmice.com.br/o-que- fazer-em-itu/. Acesso em: 16 ago. 2020.
RAHME, Anna Maria Abrão Khoury. Configurações Paulistas: operando a saga bandeirante, p. 77-108. Revista ARA, set. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistaara/article/view/150923/148298. Acesso em: 16 ago. 2020.
JÚLIO GUERRA. Disponível em: https://santoamarocultural.wordpress.com/julio- guerra-o-mestre/. Acesso em: 16 ago. 2020.
Disponível em: http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2012/09/julio-guerra- profissional-amador.html. Acesso em: 02 set. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Anna Maria Abrão Khoury Rahme
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).