Percussion Studies de Arthur Kampela

Contribuições pedagógicas à performance e composição musicais

Autores/as

  • Ricardo Henrique Serrão Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.153275

Palabras clave:

Arthur Kampela, Temática Morfológica, Desfamiliarição Instrumental, Gestualidade, Complexidade Rítmica

Resumen

As peças musicais intituladas “Estudos” demonstram ainda formar um campo vasto de investigação nas áreas da música. Uma delas situa-se no fato de que no século XX, o gênero Estudo potencializa-se por sua diversidade de propostas e, principalmente, por seu suporte como ambiente de experimentação nos áreas da comosição e performance musicais. Neste artigo, nos concentraremos nos Percussion Studies do compositor brasileiro Arthur Kampela nos quais destacamos uma diversidade de abordagens pedagógicas voltadas à escuta, à performance e à composição musicais. Nesse sentido, nos concentramos no Percussion Study II (1993) – dedicado ao compositor Elliott Carter –, abordando três principais aspectos da obra: (i) a relação som-ruído na obra de Kampela; (ii) temática morfológica e desfamiliarização instrumental e, por fim, (iii) implicações ergônomicas do gesto na complexidade rítmica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ricardo Henrique Serrão, Universidade Estadual de Campinas

    Bacharel em Violão Clássico pela Unicamp e mestre em Composição sob orientação da Profa. Dra. Denise Hortência Lopes Garcia, Ricardo Henrique desenvolve pesquisas em música nas áreas de performance, composição e análise musicais. Como performer, atua em campos da música clássica e popular brasileira tendo realizado apresentações em diversos locais como SESC Campinas, SESC Interlagos, SESI Araraquara, Circuito Cpfl Parklett Musical, Movimento Violão - Jovens Virtuoses, Simpósio Internacional da UFMG, Seminário Milton Nunes, Seminário de Violão de Rio Claro, dentre outros. Em música de camera, conquistou os prêmios de 1° lugar no Concurso Nacional Musicalis (2013); 2° lugar no Concurso internacional Raul Sánchez Clagett de Violão (Uruguai, 2013) e 1° lugar no Concurso de Violão Souza Lima (2017) além de, no ano de 2014, ter sido solista convidado pela Orquestra Comunitária da Unicamp para a performance da "Suíte concertante para Violão e orquestra" de Edino Krieger. Nas áreas de ensino, foi professor no curso de Violão da Escola Livre de Música da Unicamp entre os anos de 2011 e 2015; como professor assistente da graduação em música da Unicamp nas disciplinas de Harmonia do Classicismo, Harmonia do Romantismo e Harmonia do século XX e, atualmente, é professor capacitado pela metodologia Suzuki no Centro Suzuki de Campinas. No campo da composição e análise musical, tem atuado como pesquisador desde 2014 em pesquisas voltadas ao repertório musical dos séculos XX e XXI junto de grupos de pesquisa no NICS e CDMC Unicamp, tendo em, 2018, defendido sua dissertação "ESTUDOS ? TERRITÓRIOS DE CRIAÇÃO: O gênero musical Estudo em uma perspectiva histórica e composicional".

Referencias

Publicado

2018-12-28

Número

Sección

Artigo

Cómo citar

Serrão, R. H. (2018). Percussion Studies de Arthur Kampela: Contribuições pedagógicas à performance e composição musicais. Revista Da Tulha, 4(2), 138-159. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.153275