Estratégias de aprendizagem e preparação da performance musical
entre a rotina e a vivência de processos criativos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.162218Palavras-chave:
Performance musica, Processos criativos, Estratégias de estudo, Aprendizagem musical, ViolonceloResumo
Neste texto, apresentamos ideias sobre performances musicais baseadas em processos de estudo calcados em proposições criativas, configurando-se como a confluência de resultados parciais de duas pesquisas em andamento, a nível de mestrado e doutorado, do Programa de Pós-Graduação da Unversidade de São Paulo. Também toma como base resultados e reflexões de uma pesquisa de mestrado já concluída na mesma universidade. As pesquisas se situam dentro de propostas ligadas ao violoncelo, instrumento com o qual as autoras se relacionam. O objetivo deste texto é apresentar elementos da revisão bibliográfica, que serve de fundamentação para as pesquisadoras, além de considerações advindas de atividades empíricas relacionadas à aprendizagem musical ao violoncelo. A metodologia dos trabalhos buscou fundamentos na abordagem qualitativa de pesquisa, com base em Denzin (2000), Flick (2009) e Velardi (2018). Como procedimento de construção dos dados, foram utilizadas a revisão bibliográfica de obras pedagógicas da literatura do violoncelo, a observação participante, questionários e entrevistas, bem como a reflexão das autoras dentro das experiências de pesquisa. Como resultados parciais dos trabalhos é possível apontar algumas ideias: a criatividade passa a ser considerada como um processo contínuo e não linear; o processo criativo pode ser aprendido e refinado; a performance envolve a tomada de decisões; episódios envolvendo práticas criativas podem ocorrer sem o uso do instrumento. Como principais contribuições para as áreas envolvidas pela pesquisa se destacam a inserção dos trabalhos dentro dos contextos atuais do que se considera performance musical, abrangendo áreas que vão da educação musical às práticas interpretativas; a contribuição da revisão de literatura específica da área de violoncelo relacionada à criatividade; a relação dos processos criativos utilizados no contexto das estratégias de estudo do violoncelo; e a contribuição para processos educacionais ao violoncelo, baseados em elementos ligados à criatividade, através da compreensão da música como elemento lúdico.
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Copyright (c) 2019 Vana Bock, Marta Macedo Brietzke, Robert John Suetholz

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