La traviata: os desafios interpretativos de uma produção operística no Brasil do Século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.222270

Palavras-chave:

direção artística, Performance Musical, performance teatral, regência de ópera

Resumo

Este artigo apresenta resultados aplicados da pesquisa de pós-doutorado realizada na área de performance musical, especificamente no campo da interpretação operística, no contexto de uma produção da ópera La traviata de Giuseppe Verdi realizada em agosto de 2023 na cidade de São Paulo. Este estudo abordará elementos relativos à regência de ópera e suas especificidades técnicas, bem como questões interpretativas de direção artística, incluindo a concepção geral do espetáculo e o trabalho conjunto com a equipe de criação, que inclui o diretor cênico, cenografia, figurinos e iluminação, discutindo de forma detalhada as decisões e opções interpretativas – musicais e cênicas – que envolvem a produção de uma ópera escrita no século XIX nos dias atuais.

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Biografia do Autor

  • Luciano de Freitas Camargo, Universidade Estadual Paulista

    Luciano Camargo é bacharel em Música com habilitação em Regência pela Universidade de São Paulo (1998), mestre (2012) e doutor (2017) em música pela mesma instituição. Atua na área de música como regente de orquestra e coral, com ênfase no repertório vocal-sinfônico. Foi diretor de música sacra do Kantorei St. Peter und Paul (Freiburg im Breisgau - Alemanha) e Diretor Artístico da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Coral da Cidade de São Paulo/UNIOPERA. Foi professor de regência no Curso de Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR) de 2017 a 2023, e integra atualmente o corpo docente do Instituto de Artes da UNESP, desenvolvendo pesquisas na área de performance musical.

  • Rodolfo García Vázquez, SP Escola de Teatro

    Rodolfo García Vázquez é doutorando em teatro pela ECA – USP, na área de teatro decolonial, tendo escrito para inúmeras publicações nacionais e internacionais sobre temas como teatro decolonial, movimentos identitários no teatro contemporâneo e teatro ciborgue. Também é pesquisador e diretor teatral, dramaturgo e cineasta brasileiro, nascido em São Paulo. Em 1989, fundou a Cia. de teatro Os Satyros com Ivam Cabral. Ao longo de sua carreira, dirigiu mais de 100 peças teatrais, 5 montagens de óperas e 3 filmes, tendo atuado em mais de 20 países. Recebeu os mais importantes prêmios do Brasil além de ter sido premiado em vários países do mundo. Também é um dos co-fundadores da SP Escola de Teatro, onde atua como coordenador do curso de direção. É consultor pedagógico da MT Escola de Teatro e professor visitante nas Universidade de Estocolmo, Birmingham, Oslo, Helsinki e Berlin (Ernst Busch).

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Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Camargo, L. de F., & García Vázquez, R. (2024). La traviata: os desafios interpretativos de uma produção operística no Brasil do Século XXI. Revista Da Tulha, 10(1), 176-222. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.222270